Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil lança campanha de prevenção ao suicídio

Publicação:

Campanha de Prevenção ao Suicídio
Campanha de Prevenção ao Suicídio - Foto: Polícia Civil
Por Felipe Martinetto/ Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou o lançamento da Campanha de Prevenção ao Suicídio, em solenidade realizada no auditório Delegado Cícero do Amaral Vianna, no Palácio da Polícia em Porto Alegre. O evento contou com a presença da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, da Diretora do DHPP, delegada Vanessa Pitrez de Aguiar Corrêa, e demais delegados de Polícia e agentes policiais, em sua maioria do departamento.

Segundo a delegada Vanessa, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta se matar. O suicídio pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo nos últimos anos, desde 2016. Por se tratar de uma questão de saúde pública, o Brasil, através de entidades ligadas ao tema, criaram a campanha Setembro Amarelo, dedicando este mês para prática de ações voltadas a prevenção do suicídio, combatendo o seu principal aliado: o silêncio.

Na oportunidade, a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, manifestou a importância do envolvimento da instituição na temática da prevenção, destacando a integração dos departamentos com a Divisão de Saúde, dirigida pela delegada Daniela Duarte, e que realiza o atendimento deste e outros temas relacionados à qualidade de vida de servidores policiais ativos e inativos.
Em seu pronunciamento, a diretora Vanessa, agradeceu a presença e envolvimento de todos, realizando na sequência uma reunião com os servidores policiais do departamento.

Secretaria da Segurança Pública