Polícia Civil inaugura em Ibirubá a 41ª Sala das Margaridas do Estado

Espaço está localizado no andar térreo da Delegacia de Polícia da cidade, na Rua Mérito, n° 666, no bairro Planalto

Diante de uma porta com o brasão da Polícia Civil e uma flor margarida, autoridades puxam uma fita dourada de inauguração. Entre elas, está a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor.
Chefe de Polícia, delegada Nadine (de marrom), prestigiou a instalação do espaço dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas - Foto: Divulgação/PC

Mais uma Sala das Margaridas, a 41ª no Estado, foi inaugurada nesta quarta-feira (25/8) pela Polícia Civil em Ibirubá, na região Norte, a 240 quilômetros de Porto Alegre. Localizada no andar térreo da Delegacia de Polícia da cidade, na Rua Mérito, n° 666, no Bairro Planalto, a nova sala foi apresentada à sociedade durante uma cerimônia realizada no local. O evento, que seguiu todas as normas do protocolo de distanciamento controlado, com disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscara, contou com a presença da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.

A estratégia das Salas das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. “Esse, de fato, é um espaço para acolher e encorajar mulheres a romperem com o ciclo da violência que tanto as assola”, considera a chefe. Nadine enfatizou também a importante colaboração de outros órgãos para implantação do espaço – além de verbas do poder público estadual e municipal, houve colaboração do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Ibirubá.

Em um único ambiente, mais calmo do que um plantão policial, por exemplo, as vítimas podem registrar sua ocorrência, serem ouvidas de forma adequada por policiais civis especialmente capacitados e, ainda, solicitar medidas protetivas de urgência, além de ter à disposição as demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha.

Também participaram da cerimônia de inauguração da Sala das Margaridas o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPRI), delegado Heraldo Chaves Guerreiro, a diretora da 5ª Delegacia de Polícia Regional do Interior - Cruz Alta (5ª DPRI), delegada Diná Rosa Aroldi, o titular da Delegacia de Polícia de Ibirubá, delegado Márcio Marodin e o prefeito municipal, Abel Grave, entre outras autoridades.

Texto: Carlos Vogt/Ascom PC
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP