Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Avalanche no combate a homicídios e tráfico de drogas

A ação conta com o apoio da Brigada Militar e abrange todo o estado

Publicação:

A foto mostra os focos da operações
Operação Avalanche - Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil realizou, entre os dias 01 e 02 de dezembro, a Operação Avalanche, uma grande ação em âmbito estadual, com diversas ações de repressão e prevenção aos crimes de homicídios e tráfico de drogas. O objetivo foi cumprir mandados de prisão em aberto de indivíduos investigados por esses delitos, em todo o estado, bem como o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de outras medidas cautelares, como sequestro, arresto e bloqueio de contas bancárias. A ação teve o apoio da Brigada Militar.

Vários departamentos da Polícia Civil, como DPI, DPM, CORE, Denarc, Deic, DHPP, DPGV e GIE participaram da ação e no cumprimento das ordens judiciais. Nesta sexta-feira (2), ocorreu coletiva de imprensa no Palácio da Polícia com a presença do Secretário da Segurança Pública do RS, Cel Vanius Cesar Santarosa; do Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes; e do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio dos Santos Feoli.

A foto mostra autoridades na coletiva
Coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (2)

O Secretário de Segurança Pública, Cel Vanius Santarosa, destacou que a operação visa a redução de homicídios e tráfico de drogas e que o estado tem realizado ações constantes, com o objetivo de reduzir os indicadores criminais e melhorar a vida das pessoas. Ele também citou prisões importantes, como a efetuada na cidade de Rio Grande, durante ação na manhã de ontem.

O Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes, ressaltou que a operação ainda está em andamento e divulgou que, até o momento, foram realizadas 191 prisões, sendo 71 em flagrante. São aproximadamente 1.700 policiais civis realizando o cumprimento das ordens judiciais. Até o momento são 290 mandados de busca e apreensão, resultando em mais de 200 mil reais, 43 quilos de maconha, 7 quilos de cocaína e 34 armas de fogo apreendidas.

Os números da Operação Avalanche serão atualizados após o encerramento.

Secretaria da Segurança Pública