Pesquisa de perita criminal do IGP identifica alta de 17,7% no suicídio de idosos entre 2017 e 2019 no RS

Estudo traçou o perfil das ocorrências registradas e apontou que homens são os mais afetados

arte sobre foto que mostra duas senhoras, uma sentada e uma em pé, ambas de costas olhando o horizonte em uma praia
A taxa média anual de mortalidade, registrada na faixa etária acima dos 60 anos, foi de 19,1 casos em cada 100 mil habitantes - Foto: divulgação/SSP arte: Petra Pacheco/Estagiária SSP

Um dia quente de verão, durante a semana. Para os gaúchos, sinônimo de trabalho ou férias. Para muitos idosos – principalmente homens, brancos, com idade entre 60 e 69 anos e sem antecedentes criminais –, pode ser o último dia de vida. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita pela perita criminal Maria Cristina Franck, do Departamento de Perícias Laboratoriais do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a partir da consulta a todas ocorrências policiais e laudos periciais relacionados aos óbitos por suicídio entre 2017 e 2019 no Estado.

O trabalho é um desdobramento da tese de doutorado da perita, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados apontam que o RS é o Estado onde há mais casos de suicídio entre a população idosa, e Porto Alegre é a primeira entre as capitais. Segundo a pesquisa, foram registrados 1.145 óbitos de idosos por suicídio, o que corresponde a 28,5% dos suicídios do período. Esse indicador representa o dobro do registrado no Mato Grosso. Além disso, em comparação com anos anteriores o índice cresceu: o percentual de idosos suicidas entre 2001 e 2015 era de 23,3%.

A taxa média anual de mortalidade, registrada na faixa etária acima dos 60 anos, foi de 19,1 casos em cada 100 mil habitantes. A incidência representou um aumento de 17,7% nos casos de 2017 para 2019.

O estudo apurou as taxas de suicídio nas regiões do Estado em que aconteceram. Porto Alegre teve a maior quantidade em números absolutos: 80 casos. Venâncio Aires, no entanto, dominou a tabela dos municípios com população idosa acima de 10 mil, registrando uma média de 71,6 casos a cada 100 mil habitantes. Os três casos registrados em Camargo, colocaram o município como a maior taxa na relação por 100 mil habitantes – 162,5.

Retrato da perita criminal, em sua mesa de trabalho em laboratório
Perita criminal desenvolveu estudo sobre a incidência de suicídios entre idosos - Foto: divulgação/IGP

A autora da pesquisa também avaliou as análises toxicológicas das amostras biológicas – que são coletadas nas mortes violentas ou com suspeitas de violência – para identificar a presença de álcool, drogas e medicamentos no organismo dos idosos. Foram realizadas 1.895 análises laboratoriais em amostras de fígado, conteúdo estomacal, urina e/ou sangue. A presença de etanol foi observada em 16,3% das vítimas submetidas ao teste de alcoolemia. Em contrapartida, houve a detecção de algum medicamento em 33% das análises realizadas.

A pesquisa “Perfil geográfico, temporal, epidemiológico e toxicológico das vítimas idosas de suicídio no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2017 e 2019” também classificou as vítimas pelas variáveis idade (mais da metade dos casos foi registrada entre idosos com 60 a 69 anos), sexo, presença ou ausência do nome do pai na certidão de nascimento, forma utilizada para cometer o suicídio (houve predominância de casos de enforcamento), quinzena do mês e período do dia.

O artigo será publicado na revista Debates em Psiquiatria e tem como coautoras as pesquisadoras Maristela Goldnadel Monteiro e Renata Pereira Limberger. As acadêmicas também fazem considerações sobre a existência de políticas públicas de prevenção ao suicídio e de como a pesquisa pode colaborar para o planejamento de ações de enfrentamento ao problema. “Compreender e contextualizar os fatores relacionados aos casos de suicídio entre os idosos, a partir de informações regionais, auxilia na elaboração de políticas públicas e no direcionamento de recursos voltados ao acolhimento e à melhora na qualidade de vida dessa população”, afirma a perita Maria Cristina.

Texto: Angélica Coronel/IGP
Edição: Lurdinha Matos/SSP