Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Parceria com universidade é a aposta para modernização e inovação das ações da BM

Centro de tecnologia e inovação para a corporação foi criado em parceria com a PUCRS

Publicação:

uma porta aberta bem no centro da imagem, dentro estão mesas e cadeiras de uma sala de aula, no umbral uma placa identificando o centro de pesquisa da Brigada Militar
Espaço criado dentro do campus da PUCRS vai possibilitar uma atuação integrada com a área acadêmica - Foto: Divulgação/BM

Um acordo de cooperação entre a Brigada Militar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), lançado nesta quarta-feira (24/02), vai potencializar o poder de estudos da corporação. O Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar (CIPBM) será instalado junto ao Prédio 5, sala 511, no campus da universidade, na Capital. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, e pelo comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon.

O espaço vai reunir servidores da corporação, da Assessoria de Assuntos Estratégicos da Brigada Militar (AAE) e do Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar (CIPBM). O coordenador da iniciativa e chefe destes departamentos, major Roberto dos Santos Donato, apontou a necessidade de uma maior interação entre universidade e polícia para que, através de pesquisa científica, a corporação tome as melhores decisões. Com esse objetivo, os dados da BM serão disponibilizados aos pesquisadores interessados na área. O coordenador pondera que, atualmente, há várias pesquisas na área, mas a maioria não reflete as necessidades da Segurança Pública. “O objetivo agora é que tenhamos um resultado prático das pesquisas e que elas não fiquem apenas no campo da teoria”, enfatizou Donato.

A BM acredita que o contato mais aproximado com os pesquisadores trará resultados positivos para a Segurança Pública e para os estudos acadêmicos da área. “Conseguiremos fazer um debate, principalmente dos projetos de pesquisa, para que tenhamos melhor aproveitamento nos resultados, no que diz respeito às ações de Segurança Pública”, afirmou o major.

uma longa mesa de reuniões com cadeiras altas entalhadas em madeira. Na parede um painel também em madeira com o nome da universidade, o reitor da PUC e o comandante geral da BM assinam a parceria
Reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, e comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, assinaram termo de cooperação - Foto: Divulgação/Brigada Militar

Dentre os objetivos da parceria, estão o desejo de fornecer um ambiente inovador, com introdução de tecnologias e modernização de processos, criação de novos mecanismos de participação cidadã e acesso à dados para base de pesquisas acadêmicas. A BM também busca integrar nos cursos da corporação metodologias que proporcionem o despertar de ideias inovadoras, com desenvolvimento de palestras e atividades voltadas à análise criminal e inovação, além da implantação de um ciclo de conversas para revisão de métodos, capacidades e competências dos agentes de segurança.

O acordo com a PUCRS traz modernidade para uma Instituição que há 183 anos vem desenvolvendo e aplicando estratégias de segurança para proteção da população. Mesmo com os ótimos resultados de redução de criminalidade nos últimos anos, a BM busca novas ideias e dispositivos que aprimorem o desempenho nas ações de combate à violência, com melhor qualidade na prestação de serviços tanto ao público interno quanto ao público externo.

Entre as principais ideias do Centro de Inovação da BM está a problematização de questões tecnológicas, para criação de ferramentas, algoritmos, plataformas e sistemas que possam digitalizar o serviço da corporação. Com essas alternativas, encaixadas dentro do terceiro eixo do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública (RS SEGURO), será possível buscar uma transformação digital para garantir um atendimento mais ágil à população.

O major Donato destaca ainda o impacto que a ação pode gerar na sociedade e no ambiente acadêmico. “Esperamos justamente dar mais transparência as nossas ações, gerando temas e problemas de pesquisa para a academia, que nos tragam ponderações para estes problemas e, principalmente, soluções inovadoras que tornem o serviço mais eficiente com menor custo possível”, finaliza o major.

Texto: Ascom BM/PM5
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública