Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Sossego, da Brigada Militar, alcança resultados positivos no Litoral

Publicação:

O objetivo da ofensiva é minimizar a perturbação causada por sons veiculares e portáteis no litoral gaúcho
O objetivo da ofensiva é minimizar a perturbação causada por sons veiculares e portáteis no litoral gaúcho - Foto: Divulgação BM
Por Ascom/BM - Edição: Ascom/SSP

Visando minimizar o uso de equipamentos de som veiculares e portáteis que estejam causando perturbação à população, a Brigada Militar realiza a Operação Sossego no litoral gaúcho. A ofensiva cumpre determinação do Ministério Público do Estado (MPRS), devido ao grande número de casos desse tipo.

As ações consistem na abordagem e identificação de pessoas, além de barreiras policiais e verificação de veículos e condutores, especialmente em locais onde existe grande concentração de público. Os brigadianos atuam durante todo o dia, mas preferencialmente à noite, quando a demanda é maior.

No dia 24 de janeiro, o MPRS publicou nota técnica a respeito de equipamentos sonoros. O documento aborda a contravenção de perturbação do sossego e também sobre o crime de poluição sonora. O órgão ainda orienta as autoridades policiais com relação às medidas em cada um dos casos, como o recolhimento de equipamentos, por exemplo.

O comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, de Capão da Canoa, tenente-coronel Claudiomir Souza de Oliveira, destacou a realização da operação. "Além da questão do sossego, a operação também acaba trazendo outros resultados positivos, como a tirada de circulação de diversos criminosos, armas e drogas", completa. Ainda de acordo com o tenente-coronel, os policiais militares recolheram 30 caixas portáteis e constataram 40 veículos com equipamentos de som e caixas que estavam sendo utilizados indevidamente.

Ao todo, desde o dia 31 de dezembro de 2019 até 25 de janeiro, somente no litoral, foram abordadas e identificadas mais de 20 mil pessoas pela BM, 344 presas e recapturados 29 foragidos. Ainda foram apreendidas 12 armas de fogo, meio quilo de crack e 3,1 kg de maconha. Outras 746 barreiras foram realizadas, fiscalizando 11 mil veículos, autuando um total de 673, além de recuperar outros 27 em situação de furto e roubo.

Secretaria da Segurança Pública