Operação Empatia abre os trabalhos da Semana Nacional de Trânsito no RS

Um pouco desfocado, muitos carros estão em uma rodovia de três pistas. No canto esquerdo da foto, uma faixa verde contem as informações da operação "Operação Empatia no Trânsito- Semana Nacional do Trânsito 2020"
Operação reúne órgãos das esferas federal, estadual e municipal - Foto: divulgação/DetranRS

Nesta sexta-feira (18), uma ação educativa integrada entre o DetranRS, a Polícia Rodoviária Federal, o Comando Rodoviário da Brigada Militar e municípios conveniados será realizada simultaneamente em vários pontos do estado. O objetivo da Operação Empatia no Trânsito é reforçar para os motoristas e para a população em geral a importância dos cuidados com a vida, traçando um paralelo entre a importância do distanciamento social (Covid-19) e o distanciamento de segurança que deve ser mantido entre os veículos que trafegam nas vias. Haverá entrega de material educativo sobre o tema.

A ação acontece das 10h às 13h, com a concentração em São Leopoldo, onde estarão autoridades dos órgãos participantes da Operação. O ponto de integração será o Posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-116 (km 244), na Scharlau, às 10h. A atividade especial integra órgãos das esferas federal, estadual e municipal, e faz parte da programação do Estado para a Semana Nacional de Trânsito, que anualmente acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

Empatia no trânsito
Empatia é o conceito que rege as ações educativas do DetranRS desde o ano passado. Trata-se de um movimento que objetiva mobilizar a sociedade gaúcha para o importante exercício que é colocar-se no lugar do outro. Na vida – e no trânsito não haveria de ser diferente – a empatia é uma das chaves para que a harmonia e o entendimento comum prosperem, dentro de um contexto de plena cidadania em nossas relações sociais e, por extensão, no trânsito.

Cuidados com a Covid-19
A própria Balada Segura, operação capitaneada pelo DetranRS, tem dado ênfase a ações de prevenção ao coronavírus durante esta pandemia. Blitze educativas com medição de temperatura já foram realizadas em diversas cidades, e a iniciativa irá se repetir durante a Semana Nacional de Trânsito.

Semana Nacional de Trânsito
O DetranRS terá representações em diversos eventos no período: Fórum de Mobilidade de Passo Fundo (dia 21), 3º Seminário Nacional de Trânsito (22-24), Live Mulheres no Trânsito, da OAB (23), entrevista da diretora institucional Diza Gonzaga para o programa Câmara em Foco, de Campo Bom (23), palestra para o Ministério Público de Faxinal do Soturno (24), entre outras ações no Instagram da Escola Pública de Trânsito (@escoladetranrs) e do próprio DetranRS (@detranrsoficial). Pela Polícia Rodoviária Federal, haverá a Operação Semana Nacional de Trânsito, que acontece em todo o país, dentro da qual se enquadra a Operação Empatia aqui no RS.

Operação Empatia – serviço
O quê: mobilização interinstitucional para alertar motoristas e população em geral sobre cuidados no trânsito e na pandemia, traçando um paralelo entre o distanciamento social e a distância de segurança que deve ser mantida entre os veículos
Onde: em vários pontos do estado, mas com concentração central e presença de autoridades em São Leopoldo, no Posto da PRF (BR-116, km 244, Scharlau)
Quando: sexta-feira, dia 18, às 10h