Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Pessoas participa de debate

Publicação:

A maioria dos casos no RS não ultrapassa a fronteira estadual
A maioria dos casos no RS não ultrapassa a fronteira estadual - Foto: Cristiane Viegas/SSP

A Diretora-Adjunta do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (PROESCI) e Chefe da Divisão de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do RS, delegada Isabel Pires Trevisan, participou hoje (05), do debate sobre o tráfico de pessoas no Programa Democracia, da TV Assembleia.

De acordo com a Izabel, o tráfico de pessoas inclui quatro linhas: tráfico de bebês para adoção ilegal, trabalho escravo, tráfico de pessoas para comércio de órgãos e tráfico de pessoas para prostituição. Mas as mulheres e as crianças são as maiores vítimas desse tipo de crime.

Para a delegada, a maior dificuldade no combate a essa prática ilegal está justamente na obtenção de denúncias. "É um crime invisível, porque as vítimas, por medo ou vergonha, acabam não registrando ocorrências, gerando a subnotificação e dificultando a repressão. Além disso, a pessoa que está em regime de escravidão dificilmente consegue sair pra denunciar ou pedir ajuda. Por isso, é fundamental a prevenção", ressaltou.

Izabel lembrou ainda que muitas vezes o crime tem a conivência da família. A maioria dos casos no RS não ultrapassa a fronteira estadual. "São em geral adolescentes muito pobres que vem do interior, a procura de trabalho em casas de família, e acabam sendo levados para a prostituição".

O Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Pessoas da SSP/RS atua na prevenção do crime, com atividades que envolvem palestras, entrega de material informativo e seminários internacionais. O contato pode ser feito pelo telefone: (51) 3288-7011.

O programa  será exibido nesta sexta-feira (06) com reprise no sábado, às 13h, nos canais  16 da NET, 61.2 na TV Digital ou no site: www.tvassembleia.rs.gov.br

Texto: Cristiane Viegas

Secretaria da Segurança Pública