Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Novos agentes penitenciários reforçarão os quadros da Susepe em abril

Publicação:

DSC 0186 (1)
A aula inaugural foi realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa - Foto: Rodrigo Ziebell
Por Claiton Silva
Os novos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estarão aptos a iniciar as suas atividades na primeira quinzena de abril. Nesta sexta-feira (11), ocorreu a aula inaugural do curso de formação de 121 agentes penitenciários (APs) e dos cinco agentes penitenciários administrativos (APAs), convocados em dezembro de 2018.
 
Realizado no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, o evento contou com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota. Ele enalteceu a qualidade dos novos alunos, selecionados dentre 50 mil inscritos, e a importância estratégica da Susepe. "A Segurança Pública é um sistema complexo, composto por diversas estruturas, e o sistema prisional é um componente de grande relevância dentro deste contexto. Vocês estão aqui pela sua capacidade e farão parte de uma instituição de grande valor social", frisou.
CORONEL FROTA   ADJUNTO
Frota enalteceu e a importância estratégica da Susepe e a qualidade dos novos alunos, selecionados dentre 50 mil inscritos - Foto: Rodrigo Ziebell
O concurso para a Susepe foi realizado em abril de 2017. Além de provas objetivas, os candidatos passaram por testes de aptidão física e psicológica. “Vocês terão a missão de realizar uma das tarefas mais difíceis de todo o sistema de segurança, que é garantir a custódia e a ressocialização daqueles que entraram no mundo do crime”, afirmou o novo superintendente da instituição, Mario Santa Maria Junior.
 
Os alunos serão divididos em cinco turmas. A formação, coordenada pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP), possui 565 horas-aula e tem como matriz curricular as normas de política penitenciária do Estado, composta por três eixos temáticos: Fundamentos da Prisão e da Pena, Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional e Gestão Penitenciária. O corpo docente conta com profissionais das instituições vinculadas à SSP, Secretaria da Educação e Procuradoria-Geral do Estado.
 
Alexandre Bobadra, diretor da ESP, salientou que valorização dos servidores e de uma instituição está diretamente relacionada aos serviços por eles prestados. “O desafio é imenso. Temos uma população carcerária superior a 40 mil presos. É necessário que a qualificação dos nossos agentes seja de alto nível, pois a demanda e a cobrança são significativas” disse.
Secretaria da Segurança Pública