Nova Delegacia de Polícia melhora condições de trabalho e atendimento em Guaíba

DP foi inaugurada nesta quinta-feira no município, com quase 100 mil habitantes, que está entre os 23 priorizados pelo RS Seguro

Em frente ao novo prédio da Delegacia de Polícia de Guaíba, governador está à direita da imagem, discursando ao microfone diante de um púlpito. À esquerda, outras autoridades observam.
Unidade modernizada fica em imóvel na Avenida Nestor de Moura Jardim, nº 297, Centro - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, passa a contar com uma nova e moderna Delegacia de Polícia (DP). Com restrições devido à pandemia, a inauguração foi realizada nesta quinta-feira (22/10), com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.

O município, com população de quase 100 mil habitantes, está entre os 23 priorizados pelo programa transversal e estruturante RS Seguro, e a entrega da nova sede atende a dois dos quatro eixos da iniciativa: combate à criminalidade e qualificação dos serviços ao cidadão.

Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, e governador Eduardo Leite desatam fina de inauguração da nova Delegacia de Polícia de Guaíba.
Governador destacou ganho de qualidade para as condições de trabalho dos policiais com as novas e modernas instalações - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
“Uma estrutura ampla e moderna como esta é capaz de melhorar o trabalho dos nossos policiais na elucidação de crimes, assim como aprimorar o atendimento às vítimas de crimes, inclusive para que não sejam vítimas pela segunda vez, ao chegar para comunicar o crime, por uma má qualidade de atendimento ou algum tipo de constrangimento. E já solicitei ao vice-governador e à chefe de Polícia para avançarmos na construção de um plano de obras para a polícia e demais forças de segurança, para levarmos estruturas como essa a outras cidades do RS”, afirmou o governador.

Com ordem de serviço assinada em 2015, a obra recebeu investimento público de R$ 3 milhões para construção de um edifício de 720 m² – quase o dobro do espaço da antiga delegacia de Guaíba. O mobiliário foi obtido graças à parceria do governo do Estado com o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual.

Diante do novo prédio da DP de Guaíba, a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e o governador Eduardo Leite cumprimentam-se com toque de punhos. Ao fundo, subchefe de Polícia, delegado Fabio Motta Lopes, observa.
Chefe de Polícia agradeceu o empenho do governo em aprimorar as estruturas da instituição - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Segundo a titular da DP, delegada Karoline Calegari, além de atendimentos de urgência e emergência, salas de investigação, de reconhecimento de criminosos e celas, a nova sede conta com uma sala de atendimento especial reservada para vítimas em situação de vulnerabilidade, principalmente envolvendo violência doméstica, como mulheres e crianças.

“Mais do que prestar um serviço, ser policial é abraçar uma missão. E nós, aqui em Guaíba, seguiremos atuando firmes e fortes, ainda mais agora, de casa nova”, afirmou Karoline.

O vice-governador lembrou que os indicadores de criminalidade vêm apresentando quedas significativas e constantes. “Isso é fruto de investimentos como esse de hoje, também em armamento e viaturas, mas, principalmente, do trabalho dos nossos operadores da segurança, que estão mais do que nunca trabalhando de forma integrada e focados na missão de salvar vidas”, destacou Ranolfo.

Governador Eduardo Leite e vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, desceram placa de inauguração da nova DP de Guaíba. Ao lado, delegadas Karoline Calegari, titular da DP, e Nadine Anflor, chefe de Polícia, observam.
Governador Eduardo Leite e vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, descerraram placa de inauguração - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Texto: Vanessa Kannenberg/Secom
Edição: Marcelo Flach/Secom