Na saída da Força Nacional, governo estadual agradece empenho da tropa no RS

Nota oficial

Depois de quase três anos de atuação em Porto Alegre, a Força Nacional deixará o Estado. O comunicado foi feito pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, em visita à Capital gaúcha nesta sexta-feira (22).

O Governo do Rio Grande do Sul havia solicitado a renovação do pedido para a permanência da Força Nacional em território gaúcho. Mas nesta manhã, o general Theophilo informou da impossibilidade de renovação devido à necessidade de encaminhar os agentes para o Pará, onde existe um pedido de urgência.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, agradeceu o empenho e auxílio da Força Nacional e do Governo Federal durante o período que o Estado mais precisou do reforço. "No momento atual, o efetivo que ainda se encontrava em Porto Alegre era pequeno. Tínhamos 54 policiais militares e nove policiais civis. Por isso, a saída desses agentes não deve causar grande impacto na segurança", disse o vice-governador, lembrando ainda que, no mês de agosto, será concluída a formação de cerca de 2.400 policiais que irão se agregar às forças de segurança do Estado.