Maio Amarelo - Campanha de Conscientização sobre Segurança no Trânsito

Campanha de conscientização sobre Segurança no Trânsito - Foto: Divulgação/CBMRS

No mês de conscientização sobre segurança no trânsito, o Maio Amarelo, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) ressalta a atuação da Câmara Técnica de Salvamento Veicular.

Criada em 2015, a Câmara é um órgão consultivo da Instituição, que obedece a critérios nacionais e internacionais quanto a procedimentos de salvamento e compras de equipamentos e materiais.

A Câmara Técnica realiza reuniões para tratar de assuntos relacionados ao tema, traça padrões de desempenho no serviço e qualidade dos bombeiros militares nas ocorrências de acidentes veiculares, buscando sempre aperfeiçoar o serviço prestado. Segundo o presidente da Câmara Técnica de Salvamento Veicular, Tenente-Coronel Maurício, tem como função, também, estipular critérios para a formação e reconhecimento dos instrutores de salvamento veicular da Corporação, padrões de compra de materiais e equipamentos, e desenvolver os conteúdos a serem abordados nos cursos de formação e aperfeiçoamento do CBMRS.

Foto da reunião no QCG
Foto da reunião no QCG - Foto: Divulgação/CBMRS

Buscando, ainda, elevar cada vez mais a qualidade do serviço prestado, os titulares da Câmara Técnica de Salvamento Veicular tem como objetivo realizar o treinamento contínuo de todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, em um nível de padrão internacional. Isso é possível com o esforço dos militares da Câmara, que possui três membros da Comissão Nacional de Salvamento Veicular e membros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), que está alinhada às normas da World Rescue Organisation (WRO), entidade mundial de salvamento. “Destaca-se ainda, a qualidade técnica dos militares do CBMRS, atualizados quanto a normas e padrões de condutas para atuação no resgate veicular e atendimento pré-hospitalar em acidentes deste tipo”, ressalta o Tenente-Coronel Maurício.

O movimento Maio Amarelo foi lançado em maio de 2011, com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e tem como objetivo fazer com que governos de todo o mundo se comprometam a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito. Desta forma, a Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) coordena os esforços globais ao longo da década e monitora os progressos a níveis nacional e internacional.

texto: Ascom/CBMRS

edição: Ascom/SSP