Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Instituições de segurança reforçam ação de conscientização sobre o Diabetes infantil

Neste ano, a tradicional corrida é virtual, com 100 metros percorridos para cada camiseta do evento vendida

Publicação:

banner com informações sobre a corrida contra o diabetes
- Foto: Divulgação/ICD

A Brigada Militar e a Polícia Civil se engajaram, mais uma vez, na 22ª Corrida Para Vencer o Diabetes. Em virtude da pandemia de coronavírus, que ainda está sendo combatida em todo o mundo, a corrida deste ano acontece de forma virtual. A cada inscrição, com aquisição da camiseta do evento, o Instituto da Criança com Diabetes (ICD) contabiliza 100 metros percorridos. O objetivo inicial desta edição era alcançar 400km em unidades vendidas, mas a meta já foi batida e, agora, está em 800km. Nas forças de segurança, os policiais civis e militares foram convidados a participar da ação, adquirindo uma camiseta, que em 2021 tem como tema a dupla GreNal. Toda a arrecadação será revertida ao ICD.

A Polícia Civil fechou parceria com o Instituto para estimular todos os policiais civis se engajarem na causa. Em razão da pandemia, a instituição cancelou pelo segundo ano os Jogos da Polícia Civil –  competição entre os servidores, com provas físicas individuais e coletivas – transformando a edição de 2021 em uma ação conjunta com o ICD. O objetivo é que todos aqueles que iriam participar dos Jogos adquiram uma camiseta do evento com as cores do Grêmio ou do Internacional para apoiar a campanha.

A Brigada Militar, além de contribuir para a segurança dos gaúchos, também participa tradicionalmente de ações sociais que contribuem para a saúde e bem-estar de milhares de pessoas. Uma das causas apoiadas pela corporação é a campanha do ICD. Foi feito um convite oficial a todo o efetivo no Estado para aderir à mobilização com a aquisição de camisetas.

A corrida promovida pelo ICD já é uma tradição entre os porto-alegrenses. Desde 2004, o ICD presta assistência interdisciplinar a mais de 4 mil crianças e jovens com diabetes Tipo 1 e também jovens com Tipo 2, por meio de um Programa de Educação Continuada em Diabetes, Tratamento e Assistência Social. Todo o atendimento é gratuito, pelo SUS, e realizado mediante convênio com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ligado ao Ministério da Saúde.

As camisetas estão à venda por R$ 25,00 e podem ser adquiridas até o próximo domingo (19/09). As unidades podem ser compradas pelo link ; diretamente no sexto andar da sede do ICD (Rua Álvares Cabral, 529 – Porto Alegre/RS) ou em algumas filiais da rede de farmácias Panvel. Para mais informações sobre o evento, acesse o site do instituto.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública