Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP de Santa Maria zera estoque de perícias criminais

Com isso, vai ser possível realizar atendimentos que antes só eram feitos em Porto Alegre

Publicação:

Drone registra Reprodução Simulada dos Fatos em Restinga Seca
Drone registra Reprodução Simulada dos Fatos em Restinga Seca - Foto: Divulgação/IGP
Por ASCOM/IGP

O Posto de Criminalística de Santa Maria conseguiu zerar o estoque das chamadas “perícias de prateleira”, ou seja, as que não são realizadas em regime de pronto atendimento no local de crime.  A maior demanda vinha das perícias para identificar adulteração de veículos. A conquista foi possível graças à reorganização das rotinas. Cada vez que a equipe ia a algum município para atender uma demanda, aproveitava para realizar todas as solicitações daquele local. Com isso, a média de atendimentos aumentou e os estoques foram baixando.

A força tarefa foi feita por três peritos criminais, um fotógrafo e dois agentes administrativos. Também não há mais fila de espera para coleta de material orgânico e biológico em veículos, perícia de disparo em veículos e análises feitas com Luminol (luz radiante para observar a presença de sangue).

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO – Com os resultados, o Posto de Criminalística vai realizar, também, atendimentos que anteriormente só eram executados no Departamento de Criminalística do IGP, em Porto Alegre, como a Reprodução Simulada dos Fatos (RSF). A primeira perícia foi realizada pelos peritos em Restinga Seca, no dia 30 de setembro.

Requisições atendidas pelo Posto de Criminalística de Santa Maria em 2019:

 

Requisições

Concluídos

Agendadas

Numeração Identificadora de Veículos Automotores Epniva

237

229

8

Mecânica, danos e veículos incendiados

33

31

2

Cálculo de velocidade

4

4

 

Danos em viaturas

2

2

 

Disparos em veículos e imóveis

11

11

 

Levantamento topográfico

4

4

 

Coleta de material orgânico

11

11

 

Outros tipos de perícias

9

9

 

O Posto de Criminalística pertence à 5ª Coordenadoria Regional e é responsável pelo atendimento em 51 municípios* da região central do Estado.

*Municípios atendidos: Agudo, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Estrela Velha, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Herveiras, Ibarama, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Julio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Novo Cabrais, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Margarida do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Gabriel, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Segredo, Silveira Martins, Sinimbu, Sobradinho, Toropí, Vale do Sol, Vera Cruz e Vila Nova do Sul.

Secretaria da Segurança Pública