Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Guarda Municipal de Porto Alegre tem reforço de 19 viaturas e equipamentos

Publicação:

Viaturas novas e agentes municipais ao lado.
Entrega de viaturas e equipamentos - Foto: Rodrigo Ziebell
Por Elisandra Borba e Denise Righi edição: Ascom SSP

A Guarda Municipal de Porto Alegre recebeu 19 viaturas novas para reforçar as ações de segurança e os patrulhamentos preventivos na cidade. São 13 veículos modelo Sedan e seis caminhonetes 4 x 4, no valor de R$ 2,35 milhões, adquiridos por meio de emenda parlamentar do então deputado federal e atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior.

Os novos veículos possuem instrumentos operacionais de viaturas policiais e são dotados de sistema móvel de vídeo digital, que permite o registro, armazenamento e suporte para transmissão de áudio e imagens. Também foram entregues equipamentos adquiridos com recursos próprios do Município, no valor total de R$ 546.912,20.

Além do sistema móvel de vídeo digital e do GPS, cada viatura está equipada com duas câmeras, com modo de visão noturna (infravermelho) e sensor G, para registro de manobras bruscas e em alta velocidade. As seis caminhonetes 4 x 4 possuem também compartimento para transporte de detidos. O espaço tem ventilação, iluminação e câmeras de videomonitoramento internas.

Foram repassados ainda 36 pistolas calibre .380; 10 espingardas (em fase de documentação para posterior entrega); 300 cassetetes modelo PR24; 39 dispositivos elétricos incapacitantes (Sparks); 140 espargidores de espuma de pimenta; 30 granadas explosivas de luz e som; 50 granadas de pimenta aerossol; 100 munições com projétil de impacto expansível e 50 algemas de pulso.

Integração

Secretário Adjunto da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Frota discursa em frente a prefeitura de Porto Alegre
Entrega de viaturas e equipamentos para Guarda Municipal - Foto: Rodrigo Ziebell

O trabalho conjunto entre Município e Estado foi destacado pelo secretário estadual adjunto da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota. Como exemplos, citou o compartilhamento de imagens do cercamento eletrônico e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). “Este investimento em equipamentos para a Guarda Municipal certamente vai se reverter em queda no número de crimes, pois, toda vez que se investe em segurança, os números confirmam a importância do investimento. Saudamos a gestão de Porto Alegre por priorizar segurança pública”, diz Frota.

Durante o ato de entrega, nesta segunda-feira, 8, em frente ao Paço Municipal, o prefeito destacou a união de esforços dos poderes para melhorar a segurança pública. “Não podemos transferir responsabilidades exclusivamente para Estado, dizendo que segurança é função da Brigada Militar ou Polícia Civil. Assumimos nosso papel de reconhecer as necessidades dos munícipes e, dentro das suas capacidades, segurança é uma delas.” O prefeito lembrou das novas atribuições da Guarda Municipal, que, com a criação da Ronda Ostensiva, em 2017, passou a ter atuação mais presente na segurança da cidade. “Nossa Guarda nunca fugiu às suas responsabilidades, e estas viaturas, equipadas com tecnologia, trarão mais segurança para realização do trabalho”, afirma. 

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, os equipamentos entregues fortalecem e qualificam o serviço da Guarda Municipal, proporcionando mais eficiência, rapidez e segurança à população de Porto Alegre. “Vamos devolver a liberdade de cada cidadão da nossa cidade”, avalia.

O comandante da Guarda, Marcelo do Nascimento Silva, diz que segurança é mais que prender indivíduos. É devolver a capacidade de crescimento para a cidade. “Um município mais seguro gera mais empregos, mais investimentos, mais desenvolvimento social. Recebemos com honra estes equipamentos e vamos usá-los com responsabilidade”, frisa. O vereador Reginaldo Pujol falou do compromisso do Município para melhorar a segurança da população. “Este é um esforço de todos para que Porto Alegre possa ser mais alegre”, salienta.

A Guarda Municipal possui um efetivo de 414 agentes. Em dezembro de 2018, recebeu sete novas viaturas de emenda parlamentar do então deputado federal João Derly, atual secretário de Esporte e Lazer do Estado. Com as entregas desta segunda-feira, a Guarda passa a contar com 62 viaturas em operação.

Também participaram do evento o secretário municipal adjunto de Segurança, coronel Solon Brum Beresford; os secretários municipais de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade; de Saúde, Pablo Sturmer; e o adjunto, Natan Katz; o adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon; o secretário municipal de Relações Institucionais, Carlos Siegle de Souza; o adjunto da Cultura, Leonardo Maricato; o secretário municipal de Comunicação Social, Orestes de Andrade Júnior; secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli; comandante de Policiamento da Capital, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon; subcomandante da Guarda Municipal, Cloverson Silveira Gonçalves; chefe do Gabinete da Secretaria de Segurança, coronel Marco Antonio Moura dos Santos; coordenador da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior; coordenador do Centro Integrado de Comando, coronel Marlo-Hur Toral 
Vieira; diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires; representante da Carris, Claudiomar Félix; diretor adjunto do DMLU, Omar Félix; representante da Diretoria do Departamento de 
Polícia Metropolitana, Andreia Magno; representante da Polícia Civil do Estado, delegado Paulo César Jardim; presidente em exercício do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva; gerente da empresa Rontan (que fez a adaptação dos veículos), Paulo Matukait; vereador presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Moisés Barboza; vereadores da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Urbana André Carús, Airto Ferronato, Dr. Goulart, Felipe Camozzato, João Carlos Nedel, Nelcir Tessaro e Hamilton Sossmeier; representante do deputado federal Nereu Crispim, Nicolás Sanchez Nuñes; e representante do deputado federal Darcísio Perondi, Cezar Rospide.

Secretaria da Segurança Pública