Governo federal elogia preparação técnica do RS para Copa América

Seopi publicou ofício destacando excelência operacional em ensaio realizado no dia 8, durante jogo do Grêmio pela Libertadores

Delegação com autoridades do RS, de outros Estado, da União e da Conmebol fez visita técnica nas dependências da Arena do Grêmio. Na foto, aparecem no gramado do estádio, à beira do campo.
Delegação com autoridades do RS, de outros Estado, da União e da Conmebol fez visita técnica nas dependências da Arena do Grêmio - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Carlos Ismael Moreira e Lurdinha Matos / SSP

A preparação técnica das forças de segurança no Rio Grande do Sul para a Copa América 2019, que realizará parte dos jogos em Porto Alegre daqui a um mês, motivou elogio público por parte do governo federal. O titular da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Rosalvo Ferreira Franco, publicou ofício-circular parabenizando a organização, liderada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, do evento de ensaio para a competição internacional, no último dia 8, na Capital.

Seguindo o protocolo operacional da Copa América, as entidades envolvidas realizaram ações desde o início da manhã da última quarta-feira até o fim da partida entre Grêmio e Universidad Católica, pela Libertadores da América, que deu ao Tricolor gaúcho a classificação para as oitavas de final. No ofício, destinado a todas as instituições participantes, além de destacar a “excelência técnica verificada in loco das ações desenvolvidas”, Franco agradeceu e elogiou “o profissionalismo, comprometimento e dedicação no desempenho das respectivas atribuições” dos órgãos envolvidos.

Confira a íntegra do documento publicado pela Seopi (.pdf 164,41 KBytes)

Delegado Leonel Carivali observa monitores de vigilância na Arena do Grêmio. Ao fundo, o interior das arquibancada do estádio aparece pela janela da sala no piso superior do estádio.
Delegado Leonel Carivali coordena Escritório da Copa América na SSP - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

“O elogio da Seopi é reconhecimento ao trabalho integrado entre todos os segmentos de Segurança Pública, municipais, estaduais e federais e demais parceiros de planejamento operacional. O RS tem trabalhado de forma disciplinada e metódica, em que todos têm, ao mesmo tempo, autonomia operacional e responsabilidade coletiva. Os desafios serão grandes, mas estaremos preparados para enfrentá-los”, afirmou o delegado Leonel Carivali, coordenador do Escritório da Copa América da SSP e responsável pelo planejamento operacional no RS.

Além das ações de patrulhamento, a Plataforma de Observação Elevada da SSP foi posicionada na Arena para realizar reconhecimento facial e identificar torcedores impedidos de entrar no estádio. Uma unidade móvel da Delegacia de Polícia Civil também ficou a disposição do público da partida, para atendimento de ocorrências no local.

Na oportunidade, representantes do planejamento operacional dos outros estados sede puderam acompanhar a ação. Além do secretário Franco, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, autoridades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, o representante do Estado para a Copa América e secretário de Esporte e Lazer, João Derly, e membros da Conmebol realizaram visita técnica nas dependências da Arena do Grêmio.

O Rio Grande do Sul integra o protocolo nacional de atuação para a segurança da Copa América 2019. No modelo, estão previstas ações para as áreas de interesse operacional (aeroporto, hotéis, Arena do Grêmio e centros de treinamento), além dos principais pontos turísticos do município que devem ter grande concentração de turistas.

O planejamento para o Rio Grande do Sul iniciou cerca de 90 dias antes dos jogos, com reuniões regulares entre a SSP e suas vinculadas, Defesa Civil, Seopi, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Promotoria Especial do Torcedor, Juizado do Torcedor e município de Porto Alegre. O Estado já possui experiência na organização de grandes eventos pela realização da Copa do Mundo de 2014, quando Porto Alegre recebeu uma medalha da FIFA em reconhecimento ao sucesso na execução do planejamento operacional.

No final do mês de abril, foi montado oficialmente o Escritório da Copa América, que reúne na sede da SSP representantes das entidades de Segurança Pública do Estado. Para a competição que se inicia em 14 de junho, Porto Alegre receberá reforço operacional de 500 servidores, além do efetivo de rotina da Capital. O governo federal fará aporte de recursos para pagamento de diárias que possibilitará o remanejamento local de efetivo. O Estado já efetua esses remanejamentos em ações especiais, como a Operação Verão (Litoral) e, no fim do ano, a Operação Papai Noel (Porto Alegre).