Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governo conclui ajustes na regulamentação do Piseg

Confaz ampliou autorização para funcionamento do programa até dezembro de 2020

Publicação:

Governador assinou decreto ao lado do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário da Casa Civil, Otomar Vivian. Ao fundo, banner do RS Seguro.
Governador assinou decretos ao lado do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário da Casa Civil, Otomar Vivian - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Carlos Ismael Moreira / SSP

O Estado deu na manhã desta segunda-feira (15) um passo fundamental para tornar possível a implantação do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS). Entre as ações estratégicas entregues no evento de 120 dias do programa RS Seguro, em solenidade no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite assinou dois decretos que alteram a regulamentação do Piseg para ajustar critérios técnicos e preencher lacunas da norma anterior que dificultavam o início efetivo da aplicação do Programa.

O PISEG, aprovado em agosto de 2018 pela Assembleia e sancionado em setembro do mesmo ano, possibilita a empresários destinar até 5% do saldo devedor de ICMS para serem aplicados em ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas vinculadas. Em dezembro foi publicado o decreto de regulamentação, modificado pelo ato desta segunda-feira.

Em abril, após articulação do governo do Estado, o Rio Grande do Sul obteve a aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para implementar o PISEG, mas com prazo de validade apenas até 30 de setembro de 2019. Ainda assim, a conquista permitiu o início do trabalho técnico para ajustar a regulamentação e elaborar o sistema necessário para efetivar a arrecadação.

Este mês, o governo gaúcho submeteu novamente a proposta do PISEG ao Confaz e obteve a prorrogação de prazo para atividade do Programa até dezembro de 2020. Agora, com os decretos assinados pelo governador, será preciso aguardar a ratificação da decisão do Confaz, em prazo de 15 dias a contar da reunião de aprovação, que ocorreu no último dia 11. Com isso, a expectativa é poder colocar o PISEG em prática até final do mês.

Os valores obtidos por meio do programa poderão ser utilizados para a compra de equipamentos como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento.

Nova regulamentação facilita participação de empresários 
e traz mecanismo de prestação de contas ao Estado

Entre as principais alterações na regulamentação do PISEG, efetivadas com a assinatura de dois decretos pelo governador nesta segunda-feira, está a criação de mecanismos para prestação de contas na modalidade em que entidades sem fins lucrativos fazem a intermediação dos repasses.

A regulamentação atualizada também fixa o total da parcela de arrecadação de ICMS do Estado que pode ser aplicado no PISEG em 2019, no valor de R$ 115 milhões. Isso atende a critério da lei que criou o programa e definiu o limite para este ano em 0,6% da receita corrente líquida com o imposto.

Outra alteração importante desburocratiza parte do processo. Pela norma anterior, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) teria de fazer dois registros documentais específicos sobre a parcela de ICMS repassada ao PISEG. O novo texto estipula que a compensação se dará por meio de crédito fiscal presumido, conforme prevê o Regulamento do ICMS e a legislação federal. Na prática, a SSP fornecerá uma carta de habilitação ao empresário, que irá apresentá-la à Sefaz para abater o valor destinado ao Programa de Segurança. A carta só será emitida após o empresário recolher 10% sobre o total doado ao PISEG. Esse valor será destinado ao Fundo Comunitário Pró-Segurança, com fins de fomento às ações de prevenção visando crianças e adolescentes.

Com a regulamentação ajustada, o Conselho Técnico do PISEG deve aprovar os projetos que poderão receber recursos por meio do Programa. O passo seguinte será colocar no ar o sistema eletrônico que interliga informações da SSP e da Secretaria da Fazenda em um site que os empresários irão acessar para fazer o processo de repasse.

 

Medidas referentes ao PISEG assinadas nesta segunda-feira*

Decreto nº 54.693/2019 – Altera o decreto 54.361 de 2018, para modificações no texto legal para aperfeiçoar os fluxos de funcionamento do PISEG, com mecanismos de controle e prestação de contas dos repasses pelos empresários ao Estado, fixação do teto de recursos a ser obtido por meio do Programa em 2019, entre outras questões técnicas. 

Decreto nº 54.694/2019 – Atualiza a regulamentação do ICMS no Estado, a fim de adequar aos termos aprovados no convênio nº 120 de 2019, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o qual aguarda prazo de 15 dias a contar da aprovação (em 11 de julho) para ratificação. 

Secretaria da Segurança Pública