Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governador, vice-governador e chefe de Polícia participam de lançamento do Relatório Social 2020 da Agert

Publicação:

Governador Eduardo Leite sentado diante de uma mesa onde está com um notebook, papéis e uma luz circular branca.
Relatório que aborda o papel da mídia no combate à violência contra a mulher - Foto: Itamar Aguiar/Pálacio PiratIni

Tradicionalmente realizada uma vez por ano no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a apresentação do Relatório Social 2020 da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (Agert) ocorreu em formato virtual, devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus. Com participação do governador Eduardo Leite, do vice-governador e Secretário da Segurança Pública (SSP), delegado Ranolfo Vieira Júnior, e da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, o evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (26/11) e foi transmitido pelas redes sociais da associação.

"A Agert cumpre uma função social relevante na própria atividade fim, de informar e integrar nossa sociedade, e assim também fortalecer nossa identidade regional e nossa cultura. São esses veículos de comunicação que levam nossas mensagens de governo, e que bom que temos meios comprometidos em fazer isso,” destacou o governador.

O tema da 17ª edição do relatório é “A violência contra a mulher e o papel da mídia no combate ao feminicídio.” O material conta com entrevistas e reportagens exclusivas com especialistas na área.

“A partir desse relatório social, é possível alinhar os esforços de todas as emissoras em uma grande rede de colaboração em torno da uma pauta de interesse comum, pauta essa que, da violência contra as mulheres, que está muito presente. Isso não se muda com lei ou decreto, é efetivamente o trabalho engajado da sociedade, colocando luz sobre esses assuntos, para que haja essa mudança cultural, a compreensão da igualdade de gênero e a indignação coletiva sobre os atos de violência praticados", ponderou Leite.

Neste ano, foram doados R$ 144.649.176,26 por 225 emissoras participantes para a veiculação de ações de cunho social – campanhas de saúde, vacinação, doação de agasalhos, doação de sangue, combate à violência doméstica e feminicídio, combate à violência no trânsito e combate às drogas, entre outros temas. A Agert abrange 307 emissoras em nove regiões do Estado.

“Com seu alcance e sua competência, as emissoras gaúchas de rádio e TV têm uma importante contribuição a dar para o enfrentamento desse mal, que afeta a todos e que evidencia o quanto ainda temos a evoluir como sociedade. E o momento pelo qual passamos traz mais desafios para esse quadro. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o problema da violência contra a mulher vem merecendo atenção redobrada por parte das autoridade”, disse a vice-presidente da Agert, Myrna Proença, no documento.

O tema do relatório coincide com os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, campanha de conscientização por respeito e igualdade, bem como para prevenção e combate a abusos e agressões ao público feminino. A campanha é promovida pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que reúne, além das secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS (SJCDH) e da Segurança Pública, diversos órgãos.

“Parabenizo a Agert pela escolha do tema do relatório social deste ano. A Polícia Civil tem intensifica as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos reunir todos nesta luta", afirmou a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine.

Também participaram do lançamento o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flávio Lara Resende, e o doutor em Psiquiatria e psiquiatra da Santa Casa de Porto Alegre, Nélio Tombini.

Acesse aqui o Relatório Social 2020 da Agert

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Secretaria da Segurança Pública