Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Forças da Segurança Pública oferecem atividades recreativas aos veranistas no Litoral

Banda da BM, guarda-vidas mirim do CBMRS e minirrústica da PC são atrações nas praias do Norte até o final da semana

Publicação:

Minirrústica da Polícia Civil na praia de Capão da Canoa
A minirrústica e a oficina de desenho têm como objetivo aproximar as crianças da Polícia Civil - Foto: Divulgação Polícia Civil

No período de veraneio, momento em que as praias do Estado recebem grande movimentação dos gaúchos e também de turistas, as forças de Segurança Pública atuantes na Operação RS Verão Total preparam uma série de programações para alegrar e bem receber os veranistas.

Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) vão além de suas missões constitucionais, com o planejamento estratégico para garantir a proteção de todos, e oferecem atividades educativas e recreativas gratuitas. As ações para a criançada têm destaque na programação. Confira abaixo a agenda desta semana.

Apresentações da Banda da Brigada Militar

As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira.
As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira. - Foto: Divulgação Brigada Militar

Os concertos são executados pelos brigadianos integrantes da banda, em naipe de sopros e percussão. As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira, além das execuções do Hino do Rio Grande do Sul e do Hino Nacional Brasileiro. Os eventos acontecem em ambiente externo e de forma gratuita, sem contato com o público, para evitar aglomerações.

A Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar, criada em 1º de fevereiro de 1912, atua junto aos diversos segmentos da sociedade em eventos de relevância social. Em nível diplomático, o grupo se apresenta nas guardas de honras, recepções internacionais a diplomatas, presidentes e representantes oficiais de países do mundo inteiro, executando seus hinos e marchas oficiais. Em eventos culturais, contempla variados públicos, participando de manifestações comunitárias, como festas, inaugurações, eventos de bairros, além de eventos internacionais. No âmbito institucional, a Banda da BM é importante na manutenção da tradição cerimonial e protocolar.

Agenda

Sexta-feira - 7/1

18h - Na Praça XV, em Torres

Sábado – 8/1
9h30min –
Na Feira do Produtor de Osório, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, em Osório
17h30min – Em frente à Base Móvel Comunitária da BM, próximo do letreiro “Amar”, no calçadão de Tramandaí
19h30min – Em frente ao letreiro de Imbé, na Praça Lourdes Rodrigues, em Imbé.

Domingo – 9/1
17h30min – Avenida Beira-Mar, ao lado da Estação Sesc
19h30min – No Largo do Osso da Baleia, em Pinhal

Minirrústica e oficina de desenho da Polícia Civil

Minirrústica da Polícia Civil na praia de Capão da Canoa
O evento é conduzido por uma equipe multidisciplinar de policiais civis e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) - Foto: Divulgação Polícia Civil

A minirrústica e a oficina de desenho têm como objetivo aproximar as crianças da Polícia Civil. O evento é conduzido por uma equipe multidisciplinar de policiais civis e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). A estrutura sempre é montada à beira-mar, em praias do litoral Norte e Sul. Para participar, basta chegar ao local no horário indicado.

Para o circuito esportivo, as crianças inscritas são divididas nas categorias: dente de leite (três a cinco anos), pré-mirim (seis a nove anos) e mirim (10 a 12 anos). A atividade inicia com alongamentos e brincadeiras, como aquecimento antes da corrida. Após a minirrústica, os pequenos atletas ganham medalhas de participação, camisetas e bonés da Operação Verão da Polícia Civil. A oficina de desenho possibilita os guris e gurias mostrarem suas habilidades e criatividade com pinturas de ilustrações em cartilhas da instituição, contendo desenhos e informações preventivas.

Agenda

Sábado – 8/1
10h – Beira-mar de Atlântida Sul, em frente à Pousada Gaivota

Domingo - 9/1
10h – Beira-mar de Tramandaí, em frente à Estação do Sesc

Projeto Guarda-Vidas Mirim do CBMRS

Governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, posam para foto com crianças que particpam do projeto guarda-vidas mirim
Os participantes recebem camisetas e bonés com a identidade visual do projeto. - Foto: Grégori Bertó/SSP

O Projeto guarda-vidas mirim atende crianças com idade entre seis e 12 anos, que recebem orientações sobre os perigos no mar, significado das cores das bandeiras na beira da praia e os cuidados necessários para o banho no mar, rios, lagoas, piscinas e todos os locais considerados balneáveis. O projeto de educação preventiva se tornou um forte aliado na disseminação de boas condutas, levando os ensinamentos e cuidados básicos que se deve adotar para um banho seguro. Para participar, basta chegar ao local no horário indicado.

A estrutura é identificada com toldos do CBMRS e elementos praianos adornam o cenário da palestra, trazendo ludicidade ao momento de aprendizagem. Os participantes recebem camisetas e bonés com a identidade visual do projeto. Com os protocolos sanitários ainda vigentes, são distribuídas máscaras descartáveis, as mãos são higienizadas com álcool gel e as cadeiras organizadas obedecendo o distanciamento mínimo.

Agenda

Quarta-feira – 5/1
15h – Em frente a guarita 78 em Capão da Canoa

Quinta-feira – 6/1
15h –
Em frente a guarita 90 em Xangri-lá

Sexta-feira – 7/1
15h –
Em frente a guarita 85 em Atlântida

Sábado – 8/1
9h –
Em frente a guarita 162 em Nova Tramandaí

Texto: Kelly Motter/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública