Estado coordenará a capacitação da Guarda Municipal de Bento Gonçalves

a capacitação será coordenada pela Divisão de Ensino e Treinamento da SSP e executada por instrutores da BM e PC - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva

O governo do Estado será o responsável pela formação dos guardas municipais de Bento Gonçalves. A parceria faz parte do pacote de convênios firmados com a adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). Nesta segunda-feira (14), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, debateu o projeto com o prefeito local, Guilherme Pasin.

Pelo acordo, a capacitação será coordenada pela Divisão de Ensino e Treinamento da SSP e executada por instrutores da Brigada Militar e Polícia Civil. O investimento ficará a cargo do Executivo local, que repassará à secretaria os recursos. “Pretendemos dar celeridade ao processo, observando todas as determinações legais que constam no Estatuto Geral das Guardas Municipais”, garantiu Ranolfo.

Esta será a primeira GM formada através do SIM. Ao todo, 20 profissionais serão treinados. Além de exercerem as atribuições de guardas municipais, eles também atuarão no trânsito, recebendo capacitação específica para essa atividade. “Dispomos do local para a realização do curso e já empenhamos os recursos necessários para custear a ação. A expertise dos profissionais do Estado será um diferencial na formação dos nossos guardas”, afirmou Pasin.