Em fevereiro, homicídios têm maior queda da década na Capital

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, Porto Alegre teve quase 62% menos vítimas

Crimes contra a vida caíram em relação ao ano anterior
Crimes contra a vida caíram em relação ao ano anterior - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Lurdenir Matos/SSP

mês de fevereiro apresentou queda nos crimes contra a vida no Rio Grande do Sul, em especial em Porto Alegre. A redução mais expressiva foi no número de vítimas na Capital, com 61,7%, representando 37 óbitos a menos do que no mesmo período do ano anterior. Em todo o Estado, o número de mortes por homicídio doloso também caiu. A retração foi de 32%, contabilizando 66 vítimas a menos em relação a fevereiro de 2018.

Quanto ao número de ocorrências, na mesma comparação, os crimes de homicídio caíram 28,5% no Estado. Os dados estão disponíveis nos indicadores de criminalidade*, divulgados nesta terça-feira (19), pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

Outro índice que se destaca é o de latrocínios, com queda de 20% no Estado no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do bimestre, a queda no Estado ficou em 15,4%. Em Porto Alegre, não foi registrado nenhum latrocínio nos dois primeiros meses do ano. No ano passado, haviam sido dois casos.

Ainda na comparação entre os primeiros bimestres de 2018 e 2019, outros crimes mantiveram a tendência de queda no Estado, entre os quais os de roubo de veículos (-24,2%) e furto de veículos (-18,4%). Em Porto Alegre, os mesmos indicadores caíram 34% e 2,4% respectivamente.

As ocorrências de roubo (-15,5%) e furto (-20,5%) foram outros índices que registraram retração no Estado na soma de janeiro e fevereiro de 2019 em relação aos dois meses iniciais de 2018. Em igual recorte, também houve diminuição na Capital, com 12,8% menos roubos e 15,5% menos furtos.

Houve ainda encolhimento nos casos de roubo relacionados ao transporte coletivo. Na soma das ocorrências envolvendo usuários e profissionais que trabalham em ônibus e lotações, a queda na comparação dos primeiros bimestres chegou a 31,8% no Estado e a 28,1%, em Porto Alegre.

Homicídios em Porto Alegre demonstram maior queda da década
Homicídios em Porto Alegre demonstram maior queda da década - Foto: SSP

Números absolutos mostram pouca variação nos indicadores com alta

Alguns indicadores apresentaram alta no primeiro bimestre de 2019 frente ao mesmo período de 2018, mas a observação dos números absolutos de cada ano mostra que a variação foi pequena. No Estado, os casos de roubo a banco foram de oito, na soma entre janeiro e fevereiro do ano passado, para 12, em 2019. De outro lado, o número de furtos a instituições financeiras caiu de 21 para 12. Em Porto Alegre, os casos envolvendo bancos, tanto de furtos quanto de roubo, passaram de 2 para 4 na comparação dos primeiros bimestres deste ano e do anterior.

No final de fevereiro, o vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou o programa RS SEGURO, com ações transversais e estruturantes para o enfrentamento à violência. A iniciativa está baseada em quatro eixos de ação, entre os quais o de combate ao crime, no qual foi implantado o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA). Em duas operações integradas realizadas pelo gabinete na primeira quinzena de março, foram presas 161 pessoas, apreendidos R$ 167 mil sem origem comprovada, além de efetuadas diversas ações de fiscalização de trânsito e em estabelecimentos comerciais.

*Os dados apresentados podem sofrer alterações durante o desdobramento das investigações e são diferentes a cada extração do sistema.

Violência contra a mulher

Os indicadores da violência contra a mulher também apresentaram queda nos dois primeiros meses do ano. O quantitativo mais expressivo está relacionado aos casos de feminicídio, que tiveram redução de 50%, passando de 10 no primeiro bimestre do ano passado para 5 vítimas no Estado em 2019. Ainda em referência a todo o Rio Grande do Sul, o número de estupros apresentou retração de 38,4% no período avaliado.

Em Porto Alegre, os estupros diminuíram 15,9%, enquanto o crime de lesão corporal contra mulheres teve alta de 2%.

Os 16 indicadores de criminalidade compilados pela SSP estão disponíveis no site da secretaria. É possível também acessar detalhes dos dados de Violência contra a Mulher.