Elucidação de homicídios chega a 74% no Estado
Publicação:
A implantação das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), desde janeiro de 2013, possibilitou um salto de qualidade no trabalho de elucidação de homicídios. De acordo com dados da Polícia Civil, a conclusão das investigações desse tipo de crime chega a 74% no Estado, contra 20% do período anterior ao surgimento das DHPPs. A melhoria do período de janeiro a outubro de 2012, comparada com janeiro a outubro de 2013, chega a 351% só em Porto Alegre.
Para o chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, os índices são "de primeiro mundo" e trazem um avanço também na prevenção. "Isso contribui para a redução da prática de homicídios, pois os criminosos sabem que serão identificados, respondendo ao processo por esta prática criminosa", destaca o delegado.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirma que isso aumenta também a confiança da população na polícia. "As pessoas percebem os resultados, a polícia não faz mais só um trabalho rotineiro, mas sim mais investigativo".
Abrangência
Atualmente, 11 municípios têm delegacias especializadas em homicídios: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Alvorada, Viamão, Guaíba, Gravataí, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.
Texto: Fábio Ritter
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305