Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

DetranRS emitirá gratuitamente segunda via de CNH para atingidos pelas enchentes

DetranRS emitirá gratuitamente segunda via de CNH

Publicação:

Imagem ilustrativa que mostra a frase Emissão Gratuita de 2° Via da CNH
-

O DetranRS começa a emitir, nesta sexta-feira (15/9), segundas vias gratuitas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que perderam o documento nas enchentes. O projeto-piloto inicia-se nos cinco municípios mais afetados pelas chuvas. Em Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, o atendimento será feito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) locais. Moradores de Muçum e Roca Sales podem buscar o serviço nos municípios vizinhos, mas o DetranRS pretende viabilizar postos de atendimento nessas localidades nas próximas semanas.

Em um primeiro momento, os condutores devem buscar os CFCs onde realizaram o último serviço (habilitação ou renovação). O DetranRS trabalha na adaptação do sistema para que, dentro dos próximos dias, a identificação seja feita a partir de leitura facial, tanto nos CFCs como nos postos temporários que serão montados em Muçum e Roca Sales.

O DetranRS alerta que, nessa fase do atendimento, para ter direito à gratuidade é preciso que o condutor tenha feito a habilitação ou renovação no município. A autarquia quer estender o benefício para quem comprove residência no município, bem como para os outros municípios incluídos no decreto que declarou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas, mas estuda como fazer o processo com segurança.

A gratuidade da CNH integra as ações da força-tarefa do governo do Estado de atendimento aos desabrigados. As ações emergenciais buscam providenciar documentação para as famílias que perderam tudo nas enchentes e precisarão de documentos, inclusive, para acessar serviços sociais e de ajuda.

O diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, explica que, além de estender a gratuidade da CNH aos demais municípios atingidos, o DetranRS está estudando outras formas de colaborar na força-tarefa do governo do Estado para a região. “Dentro das nossas competências, estamos atentos às necessidades e vamos atuar, junto aos nossos credenciados, para atender às pessoas e ajudar na reconstrução das cidades.”

Carteira Digital de Trânsito

Aqueles que não perderam o celular e estão com conexão à Internet podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico e é baixado gratuitamente.

Endereços dos Centros de Formação de Condutores da região

Lajeado
CFC Delazeri
Endereço: Rua João Abott, 1141, Centro
Telefone: (51) 3748-4533

CFC Norma
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1259, Centro
Telefone(s): (51) 3714-2058 e (51) 3710-1356

CFC Victoria
Endereço: Rua Pedro Albino Muller, 553, Florestal
Telefone(s): (51) 3710-1178 e (51) 98123-9174

Encantado
CFC Casaril - CHC00007
Endereço: rua Padre Anchieta, 865, Centro
Telefone(s): (51) 3751-3005

Arroio do Meio
CFC Arroiomeense
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1078, Centro
Telefone(s): (51) 3716-1737

Texto: Ascom DetranRS
Edição: Secom

Secretaria da Segurança Pública