Comando Rodoviário da Brigada Militar completa 15 anos

Por Comunicação Social do CRBM

Em 04 de dezembro de 2004, visando dinamizar e ampliar a capacidade do então Batalhão de Polícia Rodoviária foi instalado o Comando Rodoviário da Brigada Militar, que nesta última quarta-feira (4/12), comemorou 15 anos de policiamento nas rodovias do Rio Grande do Sul.

Pela manhã os ex-comandantes rodoviários foram recepcionados com um café da manhã especial. A formatura militar ocorreu à noite, na sede do Comando Rodoviário, com representação de policiais dos 40 grupos que integram os três Batalhões Rodoviários e ex-integrantes do CRBM.

Comando Rodoviário completa 15 anos - Foto: Rodrigo Ziebell

Durante a solenidade os militares, civis e empresas foram agraciados com a medalha do Mérito do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar e com a Comenda do Comando Rodoviário da Brigada Militar. As honrarias são entregues para homenagear e agradecer personalidades, órgãos e entidades, públicas e privadas que se distinguiram por suas relevantes contribuições no sentido de engrandecer a Brigada Militar, o CRBM e os militares estaduais, ou tenham se destacado nas ações de prevenção de acidentalidade e combate à criminalidade, nas rodovias estaduais, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento público.

Comando Rodoviário completa 15 anos - Foto: Rodrigo Ziebell

O Comandante Rodoviário da Brigada Militar, coronel José Henrique Gomes Botelho, agradeceu aos Policiais Rodoviários Estaduais pelo trabalho realizado em 2019, e disse que as ações deles refletem nas estatísticas. “Neste ano tivemos uma redução nos índices de vítimas fatais nas rodovias, 25% a menos comparado com o ano anterior, as nossas fiscalizações com Trucam também aumentaram em 70%, devido ao aporte tecnológico que o Estado está nos proporcionando, os números também são frutos do comprometimento dos nossos policiais”, frisou o coronel Botelho.

Segundo o Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, com o avanço tecnológico global, o CRBM evoluiu muito no combate à acidentalidade, com o uso dos mesmos equipamentos utilizados por países de primeiro mundo.

O vice-governador e Secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, que recebeu a Comenda do Comando Rodoviário juntamente com os oficiais superiores do Comando da Brigada Militar, disse estar certo que conseguiremos aprimorar os resultados. “É com investimento qualificado, integração e inteligência que iremos multiplicar as conquistas desses 15 anos”, ressaltou Ranolfo.

No final da solenidade todos os convidados receberam um exemplar da revista comemorativa aos 15 anos do Comando Rodoviário.

Ainda em comemoração ao aniversário do CRBM, acontece no próximo sábado (07/12), a Rústica dos 15 anos do Comando Rodoviário, no Partage Shopping, em Rio Grande. E na próxima semana, será realizado um torneio de Futebol Sete, com competição entre as equipes da sede e dos três Batalhões Rodoviários do Estado, no final a equipe campeã receberá um troféu.