Chefe de Polícia inaugura Decrab de Camaquã

Inauguração da Decrab em Camaquã
Inauguração da Decrab em Camaquã - Foto: Divulgação Polícia Civil
Por Polícia Civil

Nessa segunda-feira (16), a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, inaugurou a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Camaquã. Na ocasião, a Chefe também visitou as instalações da Sala das Margaridas, inaugurada na mesma data, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Camaquã.

A criação das Decrabs visa atender uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho, os crimes rurais. O foco central é o abigeato - crime que envolve o furto de animais no campo, tanto gado bovino como equino. Também são investigados crimes de receptação e furto/roubo de maquinário agrícola.

Com a criação da Decrab de Camaquã, já são três Delegacias especializadas em crimes rurais no estado. As outras duas são a Decrab de Bagé e a Decrab de Santiago, ambas inauguradas no mês de abril do presente ano, nos dias 13 e 24, respectivamente.

As Decrabs são subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e têm atribuição em todo o estado, não ficando ligadas aos limites das Delegacias Regionais nas quais estão vinculadas. Elas atuam preferencialmente no interior, onde normalmente ocorrem os crimes, mas também podem atuar na região metropolitana e em Porto Alegre.

Também participaram da cerimônia de inauguração da Decrab de Camaquã o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Joerberth Pinto Nunes e a Titular da 29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (29ªDPRI), delegada Carla Kuhn.

A Sala das Margaridas faz parte de um projeto de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência a ser instalada nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do estado. Nesse espaço, além do acolhimento às mulheres em situação de violência, será possível realizar ainda, o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previsto pela lei maria da penha.

Michel Fontana