CBMRS recebe da Defesa Civil equipamentos de proteção para emergências com produtos perigosos

Três bombeiros vestindo roupas de proteção para manejo de produtos perigosos. Ao lado deles, o comandante-geral do CBMRS, cel. Bonfanti, o secretário adjunto da SSP, cel. Marcelo Gomes Frota, o subchefe da Defesa Civil, cel. Dutra, e demais autoridades.
Roupas especiais de proteção e drones reforçam ação da Companhia Especial de Busca e Salvamento e das Forças de Resposta Rápida - Foto: SD Leonardo Andrades/CBMRS

Na tarde desta quarta-feira (29), a Defesa Civil Estadual entregou equipamentos de proteção individual (EPIs) ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), na sede do Comando-Geral, em Porto Alegre. A Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2), da Defesa Civil Estadual, junto a Câmara Técnica de Produtos Perigosos do CBMRS, adquiriu roupas de diferentes níveis de proteção: seis do nível A; oito do nível B e 100 do nível C.

As vestimentas se integram ao material permanente da instituição e serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar nas ações de primeira resposta às ocorrências envolvendo esse tipo de risco. A medida visa a reestruturação do serviço especializado de resposta a emergências com produtos perigosos. Os materiais serão destinados a Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) e para as células da Forças de Resposta Rápida (FR2) do CBMRS.

Em um investimento total de R$ 247 mil, além dos EPIs para o manejo de produtos perigosos, foram entregues ao CBMRS itens para enfrentamento da Covid-19:
– 100 luvas de proteção química em PVC e oito em Viton;
– Oito botas de proteção química;
– 100 máscaras semifaciais e 800 filtros;
– 200 luvas nitrílicas.

Em primeiro plano, drone DJI Phantom 4, doado pela Receita Federal. Ao fundo, caminhão do CBMRS com banners da corporação e da Defesa Civil.
CBMRS ainda recebeu três drones DJI Phantom 4, doados pela Receita Federal - Foto: Divulgação/CBMRS

As corporações ainda aproveitaram a oportunidade para oficializar a entrega de três drones DJI Phantom 4, doados pela Receita Federal, que também serão utilizados nas ações de P2R2. O comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, ressalta a importância da inciativa da Defesa Civil do Estado em cooperar para a estruturação do serviço especializado, o qual tem íntima relação com as ações daquele órgão em casos de grandes desastres e sinistros envolvendo emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

“O CBMRS, por sua vez, está destinando a viatura especializada (Auto Hidro-Químico), bem como designando militares para essa atividade por meio da Companhia Especial e Busca e Salvamento (CEBS). Essa necessidade de reestruturação da atividade especializada estava há quase vinte anos pendente. Ganha a sociedade gaúcha com o incremento de sua segurança objetiva e com a pronta resposta da Instituição, que tem por missão Constitucional esta atividade. Vamos avançar ainda mais priorizando treinamentos e formações nesta atividade”, afirmou o comandante.

Secretário adjunto da SSP, cel. Marcelo Gomes Frota (à direita), acompanhou entrega realizada pelo subchefe da Defesa Civil, cel. Rodrigo Dutra (C), e comandante do CBMRS, cel. César Bonfanti. Este último assina um papel sobre uma pasta. Ao fundo, caminhã
Secretário adjunto da SSP, cel. Frota (D), subchefe da Defesa Civil, cel. Dutra (C), e comandante do CBM, cel. Bonfanti - Foto: SD Leonardo Andrades/CBMRS

“A participação do Corpo de Bombeiros Militar como o primeiro respondedor por excelência de emergências que envolvam produtos químicos perigosos é consolidada em todo país, não poderia ser diferente aqui no estado do Rio Grande Sul, na medida em que a Constituição Federal determina a competência de atuação de Defesa Civil, ela é dos Corpos de Bombeiros Militares. A Defesa Civil do Estado como órgão integrante desse sistema nacional não teria outro caminho que não fosse equipar essa instituição para que ela possa de forma mais adequada cumprir a sua missão constitucional e o seu papel dentro do programa P2R2”, destacou ainda o subchefe da Defesa Civil Estadual, soronel Rodrigo da Silva Dutra.

O ato de entrega desta quarta-feira (29/7) contou também com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota. Na tarde da última quinta-feira (23/7), o CBMRS já havia feito a entrega da viatura Auto Hidro-Químico para a CEBS. O veículo especial é dotado de agentes extintores e supressores, além de materiais capazes de conter danos ambientais.

Em primeiro plano, viatura da Defesa Civil. Ao lado, caixas de papelão com o material adquirido. Ao fundo, caminhão do CBMRS.
Entrega realizada pela Defesa Civil totaliza R$ 247 mil em investimento no CBMRS - Foto: SD Leonardo Andrades/CBMRS

Texto: Ascom CBMRS
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP