Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

CBMRS realiza treinamento inédito para resgate de vítimas de acidentes com ônibus

Atividade, da qual também participaram bombeiros de outros Estados, foi desenvolvida pelo 5º BBM de Caxias do Sul

Publicação:

Ônibus tombado está escorado por uma pilha de tijolos. Dois bombeiros vestindo uniformes operacionais pretos com listras amarelas aparecem ajoelhados ao lado da escora.
Treinamento de resgate de vítimas em coletivo é inédito no Estado - Foto: Dilvugação/CBMRS
Por Ascom 5º BBM e CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), por meio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), de Caxias do Sul, realizou nos dias 15 e 16 de janeiro o 1º Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, um treinamento inédito no Rio Grande do Sul sobre a extração de vítimas presas às ferragens em acidentes envolvendo veículos de transporte coletivo.

Foto mostra bombeiros militares reunidos em uma roda de conversa. Em destaque, dos servidores de costas vestindo uniforme as inscrições "Bombeiros Militar MS" e "Bombeiros Minas Gerais".
Bombeiros Militares dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina participaram do workshop - Foto: Dilvugação/CBMRS
O evento teve a participação com bombeiros militares de todas as regiões gaúchas e também dos Estados do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Santa Catarina. Todos têm experiência em resgate de vítimas de acidentes e atuam na docência em suas corporações, o que permitirá multiplicar o aprendizado das técnicas estudadas entre os colegas de instituição.

O workshop qualificou os bombeiros militares para o atendimento de ocorrências envolvendo ônibus e micro-ônibus, que exigem uma abordagem diferenciada em relação aos atendimentos mais rotineiros. O curso, além de ampliar o conhecimento sobre as características dos veículos, possibilitou alinhar técnicas de desencarceramento e resgate de vítimas, o que vai viabilizar a criação de rotinas e de uma Doutrina de Salvamento Veicular relacionada aos veículos de transporte de passageiros.

Três bombeiros com abrigos operacionais pretos e amarelos estão no teto de um ônibus. Pela lateral, eles puxam, com auxílio de uma corda, uma vítima imobilizada em uma maca. Ao lado, uma escada. No chão, outros bombeiros observam a ação.
Participantes tiveram aula prática sobre o resgate de vítimas - Foto: Dilvugação/CBMRS
Além das aulas teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de colocar os ensinamentos em prática em uma simulação de acidente montada para o curso, com veículo direito a veículo tombado e resgate de vítimas imobilizadas.

Os instrutores do workshop foram bombeiros militares do CBMRS com experiência em resgate e que integram a Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).

No chão, uma série de equipamentos de resgate, como cordas, cones e cilindros, estão dispostos sobre uma lona laranja.
Workshop também tratou dos equipamentos utilizados em resgates - Foto: Dilvugação/CBMRS
Um ônibus tomado está escorado por uma pilha de tijolos. Bombeiros que participam de treinamento de resgate aparecem uniformizados ao lado do veículo.
Simulação prática teve até atividade com coletivo tombado - Foto: Dilvugação/CBMRS

Secretaria da Segurança Pública