Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

CBMRS realiza a competição Guarda-Vidas de Pedra em Torres

Publicação:

Terceira etapa da competição Guarda-Vidas de Pedra
Terceira etapa da competição Guarda-Vidas de Pedra - Foto: Joel Arrojo/BM
Por Assessoria de Comunicação Social e Parlamentar/CBM - Edição: Guilherme Maia/SSP

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (20), na praia de Torres, litoral norte gaúcho, a terceira etapa do Guarda-Vidas de Pedra. A competição foi organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul com apoio e parceria Associação dos Guarda-Vidas Militar (ASAVIME) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

O nome da competição, Guarda Vidas de Pedra, faz a referência as características da Praia de Torres, uma praia com muitas belezas naturais, em especial, morros e pedras. No entanto, com muitos locais de risco. Correntes de retorno permanentes e ondas que arrebentam sobre as pedras, exigindo dos competidores, além da sua habilidade de nadar, um conhecimento específico acerca das pedras, correntes de retorno e dinâmicas das ondas em locais com pedras e furnas.

A etapa foi disputada por Guarda-Vidas Militares e Civis, que atuam no litoral norte e sul, nas seguintes categorias: Guarda-Vidas Militar, Guarda-Vidas Civil, Guarda-Vidas Feminino, Guarda-Vidas com nadadeiras e Guarda-Vidas Revezamento.  

A competição Guarda-Vidas de Pedras visa a integração entre os Guarda-Vidas Militares e Civis, a manutenção do espírito esportivo e o constante treinamento físico dos Guarda Vidas para a competição e para prevenir ocorrências de afogamento nas praias do litoral gaúcho, bem como realizar o resgate/salvamento. 

Secretaria da Segurança Pública