Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

CBMRS - Formatura em comemoração aos 16 anos do canil da CEBS

Publicação:

 Formatura em comemoração aos 16 anos do canil da CEBS
Formatura em comemoração aos 16 anos do canil da CEBS - Foto: Divulgação CBMRS

Na tarde desta segunda-feira (15/7) foi realizada a formatura da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), que contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel César Eduardo Bonfanti, em comemoração dos 16 anos de criação do canil daquela Unidade.

 Cerimonia de Formatura
Formatura na CEBS. - Foto: Divulgação CBMRS

No dia 15 de julho do ano de 2003, iniciaram-se as primeiras atividades com cães no CBMRS, quando o então sd Meireles, que atuava como mergulhador de busca e resgate, inseriu aos poucos seu cão, Luck, como primeiro experimento em busca de cadáveres junto a Polícia Civil. 

O cão se destacava nos treinamentos realizados, demonstrando uma aguçada aptidão para o serviço. A partir de então o binômio passou a ser escalado para se dedicar especificamente para missões de busca e resgate, dando início ao canil do grupamento de busca e salvamento.

Na época o então capitão Romeu foi o oficial destinado para ser o primeiro comandante do canil, o qual abraçou a causa e  estimulou ainda mais o trabalho. Para tanto, buscou apoio e integração com outros órgãos, com a finalidade de melhor estruturar e obter mais conhecimento para cumprir com qualidade a missão iniciada.  Com a chegada do sd Julenir e seu cão Zeus, houve um trabalho mais intenso com os cães o que permitiu utilizá-los para efetuar buscas de pessoas vivas e mortas.

Ao longo desses 16 anos anos, foram incorporados outros militares ao grupo permitindo a criação do 3º pelotão da CEBS, que hoje conta com 12 homens e 10 cães das raças Labrador, Pastor Belga Malinois, Blood Hound e Border Collie. Cada um com suas características e peculiaridades, executando as suas missões com dedicação e carinho, gozando do status de Bombeiros Caninos e amigos fiéis.

 Formatura em comemoração aos 16 anos do canil da CEBS
Formatura em comemoração aos 16 anos do canil da CEBS - Foto: Divulgação CBMRS

Muitas foram as missões cumpridas, muitos foram os trabalhos e muita foi a dedicação para que o Canil do Busca e Salvamento atingisse o grau de excelência de hoje. 

Atuando nos mais diversos ambientes, neste ano, houve a participação do efetivo e cães na tragédia de Brumadinho, onde puderam colaborar na busca de pessoas desaparecidas, obtendo um grande destaque na missão executada. 

Na solenidade de comemoração, foram entregues mimos e certificados a ex-comandantes e praças da CEBS, bem como à Sr.ª Sandra Márcia Tietz Marques, da Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS, parceira do CBMRS.  

Em sua fala, durante a formatura, o coronel César Eduardo Bonfanti, comandante-geral do CBMRS, ressaltou a importância da atual Companhia: "O efetivo da CEBS é muito qualificado e não por acaso é considerado um dos melhores do país. Parabéns pelos 16 anos do canil. O comando acredita e apóia este serviço  tão importante para a sociedade gaúcha."

Estiveram presentes o subcomandante-geral, Lúcio Alex Ruzicki, os ex-comandantes da Companhia: tenente coronel RR Barbosa, tenente coronel RR Prola, tenente coronel RR Malinski, tenente coronel RR Maurício, tenente coronel RR Kruger, tenente coronel Romeu, coronel RR Teixeira, tenente coronel RR Ederson, sargento Ubirajara Ramos, da ABERGS e demais autoridades civis e militares.

O evento contou também com as presenças do jornalista Túlio Milmann, da RBS, da inspetora Jéssica e escrivão Micael, da 5ª DPPA,  bem como da Major Patrícia da Silva, representando o 3º Regimento de Cavalaria do Exército.

Após a solenidade de formatura, os presentes foram recepcionados com um coquetel oferecido pelo efetivo da CEBS. 

Secretaria da Segurança Pública