CBMRS em Guaíba atua em apoio ao município para levar a vacinação aos bairros

A prefeitura e o pelotão de bombeiros, ligado ao 8º BBM de Canoas, atuam parceria que vai agilizar e facilitar a vacinação

viatura de resgate dos bombeiros estacionada, com equipes de saúde fazendo vacinação nos moradores locais
Viatura de resgate do CBMRS auxilia no transporte dos imunizantes e das equipes de vacinação até os bairros - Foto: Divulgação/CBMRS

O pelotão de Guaíba do 8º Batalhão de Bombeiro Militar (8º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando a Secretaria de Saúde Municipal no projeto de Vacinação Itinerante. A ação do município, iniciada nesta segunda-feira (29/11), busca cumprir a meta de 90% de pessoas vacinadas contra a Covid-19 até dezembro.

A prefeitura está visitando os bairros da cidade para levar a vacinação direto para a população. O pelotão do CBMRS no município disponibilizou efetivo e uma viatura de resgate para transporte de profissionais da saúde, ampliando a capacidade de atendimento das equipes de imunização.

A medida visa aumentar a taxa de pessoas imunizadas contra a doença, sendo que, atualmente, 79% das pessoas adultas estão com o ciclo de vacinação completo. As imunizações iniciaram no bairro Cohab, na zona norte, e até sexta-feira também ocorrerão nos bairros São Jorge, Colina, Nova Guaíba e Columbia City das 17h às 20h (confira o calendário completo no fim da matéria).

Profissional de saúde fazendo aplicação da vacina ao lado da viatura resgate do CBMRS
Vacinação em bairros ocorre com apoio da viatura resgate do CBMRS - Foto: Divulgação/CBMRS

O atendimento ocorrerá em uma viatura de resgate, tipo ambulância, do CBMRS. Um carro de som disponibilizado pela prefeitura percorrerá as principais ruas da cidade, convidando os moradores que ainda não foram imunizados. O planejamento é vacinar todos não receberam a primeira e nem a segunda dose da vacina. As unidades atendem com imunizantes da Fiocruz, Butantan e Pfizer e nesse primeiro momento não há previsão de atendimento para aplicação da dose de reforço.

O prefeito Marcelo Maranata divulgou a meta de imunizar 90% dos moradores com o esquema vacinal completo até o final de dezembro. "Temos o compromisso de proteger a nossa população da transmissão do cotonavírus e com esta ação iremos poder avançar o ritmo de vacinação em Guaíba ", frisou o chefe do executivo municipal.

Para o sargento Claudiomir dos Santos Neckel, que responde pelo comando do pelotão de Guaíba, colaborar com as atividades de vacinação é a forma encontrada pela instituição para ajudar a preservar a vida dos gaúchos. " A vida é nossa maior riqueza e salvá-las é a missão do bombeiro militar, assim, nos gratifica poder contribuir com a vacinação que certamente irá preservar muitas vidas", salienta Neckel.

O comandante do 8º BBM, a quem o pelotão de Guaíba está subordinado, tenente-coronel Eduardo João Zaniol, recebeu com satisfação a iniciativa do município para levar a vacinação em todas as comunidades de Guaíba. " O incremento da atividade de atendimento pré hospitalar, por meio do emprego de nossas viaturas resgate, compõe o planejamento estratégico da instituição. Nesse sentido, a oportunidade de podermos contribuir para as medidas de contenção da pandemia vai ao encontro das nossas missões constitucionais no sentido da preservação da vida", disse o tenente-coronel Zaniol.

Além da campanha de vacinação itinerante, a imunização continua no ginásio Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão) para adolescentes de 12 a 17 anos.

Confira o cronograma de vacinação da unidade itinerante

Segunda-feira (29/11)
Bairro: COHAB

Terça-feira (30/11)
Bairro: SÃO JORGE

Quarta-feira | 01/12
Bairro: COLINA

Quinta-feira | 02/12
Bairro: NOVA GUAÍBA

Sexta-feira | 03/12
Bairro: COLUMBIA CITY
Dose 2 para as vacinas da FIOCRUZ, BUTANTAN E PFIZER.

Em caso de segunda e terceira dose, não esqueça de apresentar sua carteira de vacinação, comprovante de residência e documento com CPF ou cartão do SUS. Já para quem irá receber a sua primeira dose, é necessário apresentar identidade, comprovante de residência e CPF.

Texto: Kelly Motter/SSP e Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP