Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Campanha para terminar com preconceito em estádios é lançada na Capital

Publicação:

Campanha foi lançada no auditório da Federação Gaúcha de Futebol
Campanha foi lançada no auditório da Federação Gaúcha de Futebol
Por Ascom/Polícia Civil

Para coibir o preconceito nos estádios de futebol do Estado, a Polícia Civil gaúcha lançou, na tarde desta terça-feira (14), em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol, o Ministério Público do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil/RS, a Campanha Contra o Preconceito nos Estádios – Juntos Contra o Preconceito. O lançamento ocorreu no auditório da federação.

“Negar, impedir, interromper, restringir, constranger ou dificultar por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem é crime, não existindo mais espaço para isso nos dias de hoje”, pontua a Chefe de Polícia, Nadine Tagliari Farias Anflor. 

Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, lembrou que o Rio Grande do Sul é o Estado campeão em número de casos de discriminação em estádios no Brasil. “Esse é um título do qual os gaúchos não podem se orgulhar. Precisamos, com urgência, mudar essa realidade”, afirmou Hocsman.

A campanha também faz força para explicar que quando um frequentador de estádios de futebol se cala diante de um fato criminoso e não o denuncia, ele colabora, mesmo que não intencionalmente, para que esse tipo de delito continue a acontecer.

Estiveram presentes na cerimônia, além da Chefe de Polícia e de Hocsman, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; a Procuradora Geral de Justiça em exercício do Ministério Público do RS, Jacqueline Rosenself e o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, João Derly; além de outras autoridades.

00:00:00/00:00:00

Preconceito e Discriminação Não

Uma operação conjunta entre a Federação Gaúcha de Futebol, a Polícia Civil do RS, o Ministério Público do RS e a OAB do RS. Crédito: Ministério Público do Rio Grande do Sul

 

#PCRSJuntosContraOPreconceitoo.”

Secretaria da Segurança Pública