Brigada Militar recebe 114 novas viaturas e armamento

WhatsApp Image 2018 04 02 at 10 51 34(1)
Até o momento, a aquisição de viaturas para a BM representa um investimento de R$ 25 milhões - Foto: Everton Ubal/BM
Por Claiton Silva/SSP

O governo do Estado repassou, nesta segunda-feira (02), 114 novas viaturas e 164 escopetas calibre .12 à Brigada Militar (BM). São 86 carros e 28 caminhonetes, que representam o segundo lote de veículos adquiridos para reforçar o policiamento ostensivo em todo o Rio Grande do Sul. A entrega oficial foi realizada pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, em Porto Alegre.

Até o momento, a aquisição de viaturas para a BM representa um investimento de R$ 25 milhões: R$ 14,4 milhões do governo do Estado e R$ 10,6 milhões oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). As armas foram compradas com recursos oriundos do Tesouro do Estado. As 164 escopetas possuem o preço unitário de R$ 2,2 mil – investimento total de R$ 366 mil.

WhatsApp Image 2018 04 02 at 10 51 34
As 164 escopetas possuem o preço unitário de R$ 2,2 mil – investimento total de R$ 366 mil - Foto: Everton Ubal/BM

O governador José Ivo Sartori salientou o trabalho permanente no sentido de qualificar e reforçar o trabalho das forças da Segurança Pública. “O poder público não consegue tudo sozinho, por isso trabalhamos com parcerias, como a que fizemos com o Instituto Floresta e com a prefeitura de Canoas. Em outra frente, seguimos fazendo a nossa parte, a exemplo de hoje, com a entrega de mais viaturas e armas, um investimento do Estado de R$ 12,5 milhões”.

Uma nova licitação para compra de viaturas está em andamento. A intenção do governo do Estado é adquirir 1.150 veículos, para todas as instituições da Segurança Pública.

O secretário Cezar Schirmer, no entanto, lamentou que o primeiro certame da nova licitação não tenha apresentado interessados. “A Segurança Pública se materializa com ações concretas, seja na reposição do efetivo ou no reaparelhamento das instituições. Esperamos que as empresas manifestem interesse, para que todos os municípios do RS possam ser contemplados com novas viaturas”, afirmou.

WhatsApp Image 2018 04 02 at 08 30 07
Somados, os dois lotes representam 232 novas viaturas entregues à BM - Foto: Robson Alves/BM

Aquisição de viaturas

O governo do Estado já investiu, desde o início da atual administração, R$ 36,6 milhões na compra de viaturas para a Segurança Pública. Foram R$ 30,2 milhões para a BM e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS); R$ 4,4 milhões para a Polícia Civil (PC); R$ 1,7 milhão para o Instituto-Geral de Perícias (IGP); e R$ 328 mil para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A parceria com o governo federal também garantiu investimentos no reaparelhamento das instituições vinculadas à SSP. O Ministério da Justiça e Segurança Pública repassou 20 viaturas para o IGP; 14 para a Susepe; 12 para a BM; quatro para a PC; e duas para o CBMRS.

Recentemente, a prefeitura da Canoas repassou aos órgãos estaduais da Segurança Pública 22 viaturas, para uso das instituições no município. Em Porto Alegre, na última semana, um grupo de empresários denominado Instituto Cultural Floresta doou 46 viaturas, que serão utilizadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil na capital.

WhatsApp Image 2018 04 02 at 10 51 34(2)
Governo do Estado já investiu mais de R$ 30 milhões em novas viaturas para as forças de Segurança

Mais viaturas para o interior

No primeiro lote de 118 viaturas, entregue em 26 de dezembro, os critérios adotados priorizaram cidades com mais de 35 mil habitantes nas regiões com maiores índices de criminalidade. A nova aquisição de viaturas visa, também, atender à demanda existente em outros municípios no interior do Estado.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, 54 municípios receberão as viaturas. “As picapes serão efetivas no combate ao abigeato e aos crimes ambientais e os carros darão mais força de resposta no ambiente urbano. Com os novos equipamentos e o treinamento qualificado dos recursos humanos, nós esperamos reduzir ainda mais os índices de criminalidade”, avaliou.

Além da capital, a segunda leva de veículos beneficiará municípios de 15 regiões: Alto Jacuí, Litoral Norte, Central, Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro-Sul, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Missões, Planalto, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Taquari.

Veículos entregues no 2º lote:

- 86 veículos Toyota Corolla, destinados ao policiamento ostensivo. Valor unitário: R$ 100,3 mil. Valor total: R$ 8,6 milhões (recursos do Tesouro do Estado);

- 16 camionetes Toyota Hilux 4x4, destinadas ao policiamento ostensivo. Valor unitário: R$ 134,8 mil. Valor total: R$ 2,1 milhões (recursos do Tesouro do Estado);

- 10 camionetes Mitsubishi L200 Triton 4x2, destinadas patrulhamento ambiental. Valor unitário: R$ 127 mil. Valor total: R$ 1,2 milhão (recursos hídricos da Secretaria do Ambiente Sustentável);

- 2 camionetes Mitsubishi L200 Triton 4x2, destinadas ao policiamento ostensivo. Valor unitário: R$ 127 mil. Valor: R$ 250 mil (recurso do Tesouro do Estado).

Total: 114 viaturas. Valor: R$ 12,2 milhões.

Distribuição das viaturas:

Porto Alegre – 18

Região Metropolitana de Porto Alegre – 05

Alto Jacuí – 03

Central – 11

Centro-Sul – 05

Fronteira Noroeste – 02

Fronteira Oeste – 24

Litoral Norte – 02

Missões – 05

Planalto – 15

Serra – 03