Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Brigada Militar realiza a 6ª formatura do curso de Especialização em Cinotecnia

Publicação:

formatura de conclusão do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia no dia 24 de maio. Brigadianas com os cães.
formatura de conclusão do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia. - Foto: Sgt Everton Ubal/PM5
Por Tamires Rodrigues / SSP

No ginásio da Escola de Educação Física da Brigada Militar (BM) ocorreu mais uma formatura de conclusão de curso em Especialização em Cinotecnia. Nesta sexta-feira, na Capital, foram formados 27 militares, sendo dois tenentes, um 1º sargento e 21 soldados da BM, além de dois soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército e uma soldado da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. 

formatura de conclusão do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia no dia 24 de maio de 2019
formatura de conclusão do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia. - Foto: Sgt Everton Ubal/PM5

O curso técnico, com ênfase no adestramento clássico, teve uma carga horária de 350 horas/aula. Na cerimônia, os formandos realizaram uma demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos como “senta” e “junto”. O adestramento tem como objetivo socializar os cães dentro da matilha, visando estimular o equilíbrio do animal para atuações nas diversas modalidades de emprego. Outra demonstração feita pelos formandos foi a de localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos. 

Os cães trabalham nas mais diversas áreas de atuação, desde na guarda e proteção, na procura de drogas, até em buscas e capturas de suspeitos. No total, o Batalhão de Choque de Porto Alegre conta com 28 cães.

A soldado Ana Paula Herzmann Marques, do 21º Batalhão de Polícia Militar de Florianópolis (SC), afirma que o curso que proporciona aos cinófilos uma extensa aprendizagem técnica e prática, somado a uma equipe multidisciplinar de instrutores que forma excelentes especialistas. Segundo a soldado, os cães quando adestrados com amor e técnica são, além de instrumentos de trabalho, os melhores parceiros que um cinotécnico pode ter.

O evento contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio Ikeda, o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Marcus Vinicius  Sousa Dutra, o subcomandante do 3º Batalhão de Polícia do Exército, tenente-coronel Rodrigo Machado dos Santos, o comandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, o comandante do 1º Batalhão de Choque, tenente-coronel Cláudio dos Santos Feoli, demais comandantes de unidades, e a doutora em Medicina Veterinária pela UFRGS, Sandra Márcia Tietz Marques.

Secretaria da Segurança Pública