Brigada Militar forma turma com 147 soldados nesta sexta-feira em Osório

Cerimônia de formatura dos 147 novos policiais militares foi no Centro de Osório. Formandos em filas em posição de sentido.
Cerimônia de formatura dos 147 novos policiais militares foi no Centro de Osório - Foto: Robson Alves / BM
Por Jussara Pelissoli/Ascom CRPO Litoral Edição: Patrícia Specht/Secom

Mais uma formatura de novos soldados da Brigada Militar ocorreu na manhã desta sexta-feira (9/8). Desta vez, a cerimônia foi com os 147 formandos que frequentaram o Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório (Esfes/Osório). A solenidade ocorreu no Centro de Osório.

Dos formandos, 121 são homens e 26 mulheres. Os soldados Ierê Conrado Augusto, natural de Recife (PE) e que morava em São João do Sul (SC), Jonatas Moura da Silveira, nascido e residente em Osório, e Cristian de Lima Bernardino, carioca morador de Aracaju (SE), foram os classificados, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares no curso.

Os oradores da turma foram César da Silva Kachuba e Thaís Kraemer. “Convivemos nove meses como família, enfrentamos adversidades, sentimos orgulho ao vestir a farda pela primeira vez e alegria ao misturar sotaques e conhecer novas culturas. Fomos leais ao nosso objetivo, buscamos a melhor formação em segurança pública, usufruímos da sabedoria dos mais antigos e dos instrutores, sempre dedicados, profissionais honrados e de alto nível da Brigada Militar. O curso nos ensinou valores e a responsabilidade que a legendária farda da Brigada Militar representa. A vocação pela profissão foi evidenciada, fortalecemo-nos, superamos as dificuldades com bravura e vibração”, disseram os oradores.

Ranolfo Vieira Júnior e demais autoridades lado a lado na tribuna de honra durante solenidade de formatura de soldados da BM. Ao fundo, bandeira do RS.
O vice-governador Ranolfo desejou realização pessoal e profissional aos formandos - Foto: Robson Alves/BM

O vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior, disse aos formandos que o momento era de celebração, já que eles fizeram parte de um concurso com 43 mil inscritos que forma agora 1.970 aprovados, que passam oficialmente a integrar a Brigada Militar. “Vocês estão ingressando em uma atividade totalmente diferente de outra função pública por colocar em risco a própria vida. Desejo-lhes êxito, realização pessoal e profissional”, disse Ranolfo.

O corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Márcio Roberto Galdino, também valorizou a profissão dos novos soldados: “Vocês são heróis com o poder legal do cumprimento da missão, da técnica, com o poder que capacita ao enfrentamento das mais diversas situações, que mudam em frações de segundos. Vocês vão defender pessoas que nunca viram e não receberão agradecimento, mas retornarão para suas casas, ao final de cada turno, com a certeza da missão cumprida".

O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, explicou que a vida da sociedade está nas mãos dos operadores da segurança pública: “Vocês escolheram uma instituição que é símbolo no Estado e não escolheram simplesmente uma profissão, porque esta é uma missão que nos dá a confiança de estarmos protegidos”.

Alunos-soldados durante formatura em Osório em posição de continência.
Do total de policiais formados nesta sexta-feira em Osório, 50 são de outros Estados - Foto: Robson Alves/BM

Também estiveram na solenidade o comandante do CRPO Litoral, coronel Luiz Ernesto Duarte; o comandante da Esfes/Osório, major Aurélio da Rosa; os prefeitos de Tramandaí, Balneário Pinhal e Caraá, Luiz Carlos Gauto, Márcia Tedesco e Nei Pereira dos Santos; o comandante da Esfes/Montenegro, tenente-coronel Machado; o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, major Moraes; o delegado regional de Polícia Civil, Heraldo Guerreiro; a promotora de justiça Cristiane Della Mea Corrales; coronéis da reserva da Brigada Militar, entre outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.

As cidades onde os novos soldados irão trabalhar são definidas pela SSP e pelo Comando-Geral da Brigada Militar e deverão ser divulgadas na próxima semana.