BM realiza treinamento com simulação de assalto a banco em Santo Ângelo na noite desta segunda-feira, 13

aviso de pauta
- - Foto: Divulgação/SSP

Na noite desta segunda-feira (13/6), a partir das 23h até as 2h da madrugada de terça-feira (14/6), em Santo Ângelo, a Brigada Militar irá realizar um treinamento com simulação de assalto a banco. A corporação alerta a população sobre o evento para eliminar qualquer preocupação com a movimentação que se dará no município durante o exercício.

A ação terá início na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo das Missões (CRPO-Missões) e do 7º Regimento de Polícia Montada (7º RPMon), no quilômetro 97 da RS-344, bairro Ortiz, onde será simulado um ataque ao quartel, com uso de material explosivo controlado, como se assaltantes tentassem formar uma barreira para bloquear a saída de guarnições. Na sequência, a atividade segue com ataque simulado à agência do Banco do Brasil, na avenida Brasil, 946, bairro Boa Esperança, e, ao mesmo tempo, à sede da empresa de transporte de valores Prosegur, rua Gal. Stilac Leal, 257, bairro Aliança. O exercício se encerra com a encenação de fuga com reféns e busca na mata.

As atividades fazem parte de um teste do planejamento de pronta resposta elaborado pela BM para enfrentamento a eventuais situações desse tipo, denominado Plano de Defesa da Cidade (PDC). Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que irão encenar a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança. Além das tropas da BM, atividade integrada contará com efetivos da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), do Exército e também da Polícia Nacional do Uruguai.

A simulação coloca em prática o plano tático de reação a ataques como os recentemente registrados em Criciúma (SC) e Guarapuava (PR), para estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade. Treinamento semelhante foi realizado no final de abril em Caxias do Sul, na Serra. Anteriormente, já haviam sido feitos exercícios do tipo em Campestre da Serra e Novo Hamburgo.

O modelo de crime mais conhecido como novo cangaço teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da Operação Angico, da BM, e do planejamento estabelecido pelo Programa RS Seguro. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na semana passada mostram redução de 40% nos ataques a banco em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e de 48,1% quando analisado o acumulado nos primeiros cincos meses do ano frente igual período de 2021.

Aviso de Pauta

• O quê: simulação de assalto a banco para treinamento do Plano de Defesa da Cidade da BM em Santo Ângelo.
  • Quando: entre as 23h de segunda-feira (13/6) e as 2h de terça-feira (14/6).
  • Onde: na sede do CRPO-Missões/7º RPMon, no quilômetro 97 da RS-344, bairro Ortiz, na agência do Banco do Brasil, na avenida Brasil, 946, bairro Boa Esperança, e na sede da Prosegur, na Rua Gal. Stilac Leal, 257, bairro Aliança, em Santo Ângelo.

Texto: Ascom SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP