BM oficializa passagem de comandos do CPC e do 9º BPM

Os três novos comandantes do 9º Batlhão de Polícia Militar e do Comando de Policiamento da Capital sentados um do lado do outro. Da esquerda para direita, está Fernando Gralha Nunes, Rogério Stumpf Pereira Júnior e Alex Sandre Pinheiro Severo.
A solenidade marcou a troca de comando do 9º Batalhão de Polícia Militar e do Comando de Policiamento da Capital. - Foto: Grégori Bertó/SSP

Nesta quinta-feira (17/6), a Brigada Militar realizou a passagem de função solene dos comandantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A solenidade ocorreu às 16h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

Na ocasião, conforme exoneração e nomeação de funções por ato do governador do Estado, Eduardo Leite, o coronel Fernando Gralha Nunes entregou o comando do 9° BPM ao tenente-coronel Alex Sandre Pinheiro Severo. Em ato contínuo, o coronel Nunes assumiu o comando do CPC, transmitido pelo coronel Rogerio Stumpf Pereira Junior, que recentemente assumiu a função de chefe do Estado-Maior da BM.

Coronel Fernando Gralha Nunes sentado usando uma máscara de proteção contra a covid-19.
Durante seu discurso, o cornel Fernando Gralha Nunes destacou a gestão estratégica nos números dos indicadores criminais. - Foto: Grégori Bertó/SSP

Ao se despedir do comando do batalhão, o coronel Fernando Gralha Nunes destacou a gestão estratégica que resultou na redução de indicadores criminais da cidade e agradeceu a confiança depositada pelo comando da Brigada Militar. Durante discurso, o novo chefe do Estado-Maior da instituição, coronel Rogério Stumpf, agradeceu à cúpula da BM e da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) pelo trabalho desenvolvido no período à frente do policiamento da Capital. Além disso, Stumpf ressaltou a redução dos indicadores de criminalidade da cidade e conferiu o resultado ao trabalho de todos os comandantes e soldados de batalhões subordinados ao CPC da BM.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, salientou a contribuição de todos os integrantes da corporação, na reserva ou na ativa, que agregaram para o aumento da sensação de segurança em todo o Estado. Santarosa também parabenizou os coronéis Stumpf, Nunes e Severo pelas novas funções e deseja todo o êxito para manutenção do trabalho de excelência da BM em Porto Alegre.

O secretário adjunto da SSP, o coronel Marcelo Gomes Frota, está em um púlpito, com um banner da Brigada Militar ao fundo e as bandeiras do Brasil e do Estado.
O secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, enfatizou a confiança como valor fundamental da Brigada Militar. - Foto: Grégori Bertó/SSP
Ao finalizar a cerimônia, o secretário adjunto da SSP/RS, coronel Marcelo Gomes Frota, levou aos oficiais as felicitações da secretaria e do Governo do Estado pelos novos postos assumidos na instituição, destacando a qualidade dos quadros da BM, que permite fazer substituições de comando com certeza da manutenção na qualidade do trabalho. O secretário adjunto ressaltou o papel da BM para efetivar o planejamento do programa RS Seguro e salientou a confiança como valor fundamental da BM, em relação aos oficiais em postos de comando e no esforço para a missão de proteger a sociedade.

A solenidade contou ainda com a presença do desembargador militar coronel Rodrigo Mohr Picon, do subcomandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, do secretário da Segurança de Porto Alegre, coronel Mario Yukio Ikeda, e da vereadora tenente-coronel Nadia Rodrigues Silveira Gerhard, que representou a Câmara de Vereadores, além de outras autoridades.
Texto: Ascom BM
Edição: Ascom SSP