Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM lança ação de apoio a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

Publicação:

Em ato simbólico três servidoras da Brigada Militar realizaram doação de leite materno
Em ato simbólico três servidoras da Brigada Militar realizaram doação de leite materno - Foto: Robson Alves/Brigada Militar
Por Brigada Militar com edição de: Ascom/SSP

Uma iniciativa para ajudar crianças prematuras, de baixo peso e que não podem ser alimentadas diretamente do seio da mãe. Com esse objetivo foi lançada nesta quinta-feira (16) a ação de apoio a Campanha Nacional de Doação de Leite materno.

A iniciativa faz parte da Campanha Solidária da Brigada Militar 2019, que está na sua terceira ação. A ação busca incentivar as policiais militares da Instituição que estão amamentando a fazerem a doação e levar informações para a população sobre a importância da doação de leite também a outras mães.

Toda a mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, além de ter leite excedente. A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Um pote de leite materno doado (como um recipiente de café solúvel de vidro) pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, uma vez que, dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo a cada amamentação.

Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias. Em Porto Alegre cinco hospitais fornecem atendimento domiciliar para mães que querem doar e não têm como se deslocar. São eles: Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas, Presidente Vargas, Femina e Hospital São Lucas.

No ato, a soldado Andréia e o Felipe, de quatro meses, que doaram um pouco de amor, participaram do lançamento. Na entrega simbólica, as capitãs Gabriela e Terra, também fizeram a sua contribuição com o Banco de Leite Humano da Santa Casa.

Secretaria da Segurança Pública