Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM apresenta balanço da Operação Papai Noel

Houve um aumento de 39% no número de armas de fogo apreendidas

Publicação:

Dados da Operação Papai Noel
Dados da Operação Papai Noel - Foto: Divulgação Brigada Militar
Por Sgt Sabrina Ribas/PM5 - Edição: Guilherme Maia/SSP

A Brigada Militar desenvolveu, de 1º a 31 de dezembro de 2019, a Operação Papai Noel. O objetivo da mobilização, que ocorreu em todo o Rio Grande do Sul, foi coibir crimes como furtos e roubos tanto a pessoas como a estabelecimentos comerciais nessa época específica, quando há um considerável aumento do movimento em áreas comerciais por conta do período de festas.

As ações compreenderam, além do policiamento ostensivo reforçado nessas áreas, atividades como barreiras e abordagens policiais em busca de criminosos, armas e também de entorpecentes.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 39% no número de armas de fogo apreendidas. Se em 2018, haviam sido tiradas de circulação 49 artefatos, em 2019 esse número cresceu para 68.

Houve, também, aumento significativo no número de veículos que foram recuperados: 76% a mais de carros e motos, em situação de roubo e furto, foram restituídos aos seus proprietários. O índice de furtos a estabelecimentos comerciais também apresentou redução: foram 37 casos, 29% menos ocorrências que em 2018, quando foram registrados 52. Outros crimes que também tiveram quedas foram os de roubos a estabelecimentos comerciais, com baixa de 20%, e os de roubos à pedestre, que caíram 17%.

Secretaria da Segurança Pública