Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

20ºBPM comemora seu 21º aniversário

Publicação:

cerimônia
20ºBPM comemora seu 21º aniversário - Foto: SC Alexandre Schiffer/PM5
Por Sd Daniela Alvienes/PM5

Na manha de sexta-feira (19/7), na  Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ACOMAC), em Porto Alegre, foi realizada a formatura do 21º aniversário do 20º Batalhão de Polícia Militar (20ºBPM).

O 20ºBPM se desdobra em 2 companhias, sendo uma operacional, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo e o atendimento de ocorrências, além das equipes especializadas como Patrulha Escolar Comunitária, Patrulha Maria da Penha e Base Comunitária Móvel. E uma companhia Especial, que desenvolve várias operações de polícia ostensiva contando com o Grupo de Rondas Ostensivas com o Apoio de Motos, Patrulha Comercial, Patrulhas Tático Móveis, bem como as operações especiais como nos casos de reintegração de posse, controle de distúrbios civis, manifestações populares, dentre outras ações. 

O 20º BPM é responsável anualmente, pelo policiamento interno e externo do Carnaval de Porto Alegre, que ocorre desde 2003 no Complexo Cultural do Porto Seco, demonstrando elevado grau de responsabilidade e profissionalismo do efetivo engajado, ensejando para que essa Festa Popular, que reúne milhares de pessoas nas noites de folia, transcorra de modo seguro e tranquilo.

Soldados recebendo medalhas
20ºBPM comemora seu 21º aniversário - Foto: SC Alexandre Schiffer/PM5

Na ocasião foi realizado a entrega da comenda do 2ºBPM, que tem o objetivo de distinguir oficiais e praças da corporação, autoridades civis e militares, e pessoas físicas ou jurídicas, que prestaram relevantes serviços ao 20ºBPM, contribuindo para o seu engrandecimento e reconhecimento.

soldado recebendo medalha
20ºBPM comemora seu 21º aniversário - Foto: SC Alexandre Schiffer/PM5

Segundo o subcomandante-geral da BM, coronel Andrade, numa sociedade tão desigual, nós fazemos a nossa parte e vocês da zona norte tem correspondido a expectativa do comando da corporação e tem respondido a altura do que é cobrado pela sociedade. 

Prestigiaram o evento o secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Catarina Paladini; o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade; o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra; o ex-comandante-geral da BM e ex-comandante do 20ºBPM, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello; o ex-comandante do 20ºBPM, coronel Jefferson de Barros Jacques; a secretária de Desenvolvimento Social e Esportes de Porto Alegre, comandante Nádia; demais autoridades civis e militares.

Secretaria da Segurança Pública