2ª Operação Integrada prende 28, recolhe veículos e apreende armas

Proteção ao cidadão foi foco das ações desenvolvidas em 34 municípios da Região Metropolitana

Em barreira de trânsito, dois policiais militares abordam veículos em rua da Capital.
Mobilização das forças da Segurança Pública contou com cerca de 900 agentes e 300 viaturas - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Ascom SSP e Secom / Edição: Marcelo Flach/Secom

A 2ª edição da Operação Integrada Metropolitana, iniciada na tarde desta quinta-feira (14), encerrou-se à noite. Os efetivos conjuntos das forças de Segurança Pública do Estado abordaram 4.843 pessoas, fiscalizaram 2.842 veículos, apreenderam 13 armas, 7,7 quilos de maconha e recolheram R$ 97,3 mil por origem não comprovada (veja dados completos abaixo)

A mobilização, em 34 municípios da Grande Porto Alegre, contou com cerca de 900 agentes e mais de 300 viaturas, além de homens a cavalo para vistoriar 157 pontos. Eles ainda tiveram o reforço de um helicóptero da Brigada Militar para ampliar o alcance da ação.

Durante as barreiras, Paulo Lazuta, morador do bairro Ipiranga, na capital, elogiou a operação. "Acho excelente esse tipo de ação aqui no bairro. Temos um grupo de segurança no WhatsApp e todos acharam muito bom. Se tem a presença da polícia, eles (criminosos) não vêm. Muito bom ver a Brigada, Polícia, Perícia, Bombeiros e EPTC, todo mundo trabalhando junto", disse o morador.

A operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS Seguro, planejou as barreiras de trânsito, o patrulhamento intensivo e as abordagens em áreas comerciais, proximidades de agências bancárias e paradas de ônibus. O GGIMPOA é coordenado pelo governador em exercício e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior.

"A operação integrada faz com que o cidadão se sinta protegido e verifique a ostensividade do que está sendo feito porque, assim, passa a perceber esse nosso trabalho de integração das forças na defesa da população", afirmou o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública.

Balanço final da 2ª Operação Integrada Metropolitana:

- 2.842 veículos fiscalizados

- 536 gramas de crack

- 1.108 unidades de droga sintética

- 7,7 kg de maconha

A mobilização envolveu Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Também participaram servidores de outras esferas, como Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios, além de equipes federais: Exército, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.